O Allianz Parque vai completar cinco anos no próximo dia 19 de novembro como um símbolo da nova fase que o Palmeiras viveu a partir de sua inauguração, em 2014, mas também de mudanças na rotina de shows em São Paulo e da cara do bairro que desde o começo do século passado abrigava uma praça esportiva, o Parque Antárctica.
A transformação do antigo estádio na moderna arena construída pela WTorre se deu entre 2010 e 2014. Ao longo desses quatro anos, o carro do Google Street View passou algumas vezes pela região e registrou a evolução do ponto de vista de quem passava pela rua desde o fim da era do Estádio Palestra Italia até os dias atuais. E tudo isso está acessível na internet.
O Blog do Allan Simon visitou a página do Google Maps, onde é possível encontrar as imagens mais recentes feitas pelo Street View. O ícone de um relógio indica que há arquivos mais antigos, e foi neles que encontramos os registros desde 2010. Confira:
– Atual “Portão A” do Allianz Parque:
Janeiro de 2010
Seis meses antes do fechamento do Estádio Palestra Italia em um amistoso de despedida do Palmeiras contra o Boca Juniors, o Google Street View fez seu primeiro registro na rua Turiassu (ou seria Turiaçu?), em trecho que atualmente se chama rua Palestra Itália. Ainda estava o antigo portão, era visível para pedestres e carros as “costas” do trecho de arquibancadas numeradas conhecidas pela “Turma do Amendoim”, além das bilheterias que seguiriam existindo.
Janeiro de 2011
Um ano depois, o Palmeiras já perambulava por Canindé, Pacaembu e Arena Barueri. A WTorre já havia demolido as arquibancadas do lado da rua Turiassu. Quem passava por lá via um monte de entulho, mas conseguia ter uma inédita visão do outro lado do estádio, que ainda estava de pé, o que terminou como “Setor Visa”, de parte da ferradura que está mantida até hoje embaixo do Gol Norte, e até dos prédios e das chaminés da avenida Francisco Matarazzo. Os portões verdes também seguiam firmes e fortes.
Agosto de 2013
Com um vácuo de dois anos e meio, o carro do Google Street View voltou ao trecho da rua Turiassu em agosto de 2013 e já encontrou a estrutura do Allianz Parque levantada. Partes do antigo portão ainda resistiam, mas já havia um trecho com placas de alumínio (mal) pintadas de verde no meio. Pela altura, dificilmente os pedestres da calçada conseguiriam ver muita coisa, mas quem estivesse nos bares do outro lado da rua poderia ver por um vão até a construção no outro lado da arena. O prédio anexo de imprensa e de acesso aos camarotes também era bastante visível, bem como um pedaço da estrutura da cobertura. As bilheterias seguiam funcionando, mas com aspecto mais envelhecido ainda. Aparecia pela primeira vez outro prédio construído no complexo, no alto, à esquerda da imagem.
Janeiro de 2014
Exatamente quatro anos depois do primeiro registro, e faltando ainda dez meses para a inauguração oficial, o Allianz Parque ainda estava com uma aparência bem “crua” no começo de 2014. Os portões antigos – o que sobrou deles – foi completamente tampado por placas de alumínio, bem como as bilheterias, que passariam por revitalização. Há marcas de pichações (mal) cobertas por tinta nas placas. O Palmeiras vivia fase ruim naqueles anos, mas havia acabado de voltar da Série B.
Abril de 2014
Três meses depois, o carrinho do Google Street View pegou gosto pela coisa e resolveu passar com mais frequência pela região. Já era possível ver os moldes das placas de revestimento da arena, mas a construção seguia “crua”, com aspecto cinza. Ainda faltava mais de um semestre para a inauguração.
Maio de 2014
Como percebemos, o Google Street View passou a ter frequência bem maior no ano da expectativa pela inauguração do Allianz Parque. Um mês depois, em maio, lá estava o revestimento verde da caixa de escadas entre o Central/Superior Oeste e o Gol/Superior Sul. E também o tom espelhado na fachada do prédio de imprensa. Cada vez mais as placas de alumínio usadas para isolar o local ganhavam pinturas estranhas na cor verde, certamente para tampar pichações contra o time.
Julho de 2014
Houve registro em junho de 2014, mas nós pulamos propositalmente porque um caminhão fez o favor de tapar boa parte da foto, e por isso resolvemos poupar o seu pacote 3G/4G de carregar uma imagem que pouco acrescentaria. Em julho, a foto pegou de relance outro trecho de revestimento verde no lado oposto da caixa de escadas. Além disso, evoluiu a preparação do prédio de imprensa. Dava para ver que as bilheterias estavam sendo reformadas também.
Agosto de 2014
O tenso mês de agosto de 2014 marcou o centenário do Palmeiras e também a séria volta do fantasma do rebaixamento. Mas o Allianz Parque ganhava cara. A fachada finalmente apareceu com os revestimentos metálicos característicos da arena. As placas de isolamento estavam pichadas com menções à torcida organizada Mancha Alviverde.
Setembro de 2014
Finalmente a fachada era bem visível para quem passava na rua Turiassu. O portão A ainda não estava pronto, mas já estava até com o letreiro “Allianz Parque”. O prédio de imprensa estava completamente revestido por vidro espelhado, e as partes metálicas colocadas na curva, mas ainda não na caixa de escadas. A bilheteria reapareceu pintada de branco. Um tapume de madeira já fazia a separação do que seria a entrada de serviço e de imprensa (“Portão A1”, com rampa para o subsolo da arena) da parte usada posteriormente pela torcida “Portão A” para acessar o Gol Sul, Central Oeste, e Superior Sul e Oeste.
Dezembro de 2014
No fim de setembro, o Allianz Parque recebeu um evento de première do filme “12 de Junho de 1993 – O Dia da Paixão Palmeirense”, de Mauro Beting, como primeiro teste da nova arena. Houve ainda um amistoso com veteranos do Palmeiras. E em 19 de novembro ocorreu a fatídica inauguração oficial, quando um horrível time alviverde foi vencido pelo Sport Recife por 2 a 0.
Em dezembro, o Verdão se salvou do que seria seu terceiro rebaixamento à Série B após empatar na arena com o Athletico Paranaense em 1 a 1, se aproveitando também do fato que o Vitória não conseguiu superar o Santos em Salvador na última rodada. Lá estava o Allianz Parque, registrado mais uma vez pelo Google Street View. Bilheteria pintada de verde, calçada pronta com sinalização e rampa para pessoas com dificuldade de locomoção, portões novos mais recuados em relação à rua do que os antigos, e a fachada indicando “Portão A”, mas encobrindo o “Allianz Parque” com lona preta.
Registro mais recente – Fevereiro de 2018
Essa é a versão atual disponível para quem pesquisa no Google Maps sobre o Allianz Parque e recorre ao Street View para ter uma noção sobre a rua Palestra Itália. A mudança de nome também alterou o número do estádio, que passou a ser 200 e ganhou uma placa indicativa ao lado do portão A1. O registro foi feito em fevereiro de 2018 na época de um show, o que leva a crer que tenha ocorrido no fim do mês, ou no de Phil Collins, ou no do Foo Fighters com o Queens of the Stone Age. Arrastando a imagem para a bilheteria, descobrimos por uma placa que se tratava de Phil Collins.
– Fachada histórica do Estádio Palestra Itália
Uma das poucas coisas preservadas e visíveis do antigo estádio para a nova arena foi a fachada histórica com o nome do clube “S.E. Palmeiras” e o “Estádio Palestra Itália”, logo ao lado da loja oficial do clube, que permaneceu em funcionamento durante as obras e foi inclusive vítima de ataques de vandalismo algumas vezes nas crises do time em campo. Ela mudou de lugar e pode ser vista pela primeira vez no registro de abril de 2014. A construção da nova versão da lojinha pode ter aparecido em fevereiro, mas foi encoberta por um micro-ônibus no exato momento da foto.
O local fica um pouco mais adiante do que vimos até agora no sentido da Matarazzo, pouco depois da esquina da antiga Turiassu com a rua Caraíbas. Aqui reunimos algumas fotos que mostram a evolução desse trecho entre 2010 e 2014. Nela em si foi necessário derrubar um trecho de laje para permitir a passagem dos veículos e materiais da obra:
Janeiro de 2010
Janeiro de 2011
Agosto de 2013
Janeiro de 2014
Abril de 2014
Setembro de 2014
Dezembro de 2014
– Portão B na Avenida Matarazzo
Confira na galeria de fotos a evolução no período:
– Menção honrosa à casa que deu lugar ao Portão C na Padre Antônio Tomás:
Janeiro de 2010
Fevereiro de 2014
Dezembro de 2014
LEIA MAIS
– Renda média de jogos no Allianz Parque pode ficar abaixo dos R$ 2 milhões pela 1ª vez
– O dia em que o SBT transmitiu uma final de Brasileirão com exclusividade
SIGA AS NOSSAS REDES SOCIAIS:
Twitter: https://twitter.com/allansimon91