O Blog do Allan Simon apresenta agora os resultados de um levantamento feito ao longo de toda a temporada passada com os números de audiência dos jogos de futebol entre clubes exibidos pela Globo na Região Metropolitana de São Paulo. Neste especial, você verá os índices das 84 partidas exibidas, as médias no Ibope e quantidade de duelos exibidos de cada clube e competição.

Os dados foram divulgados pela própria Globo ao longo da temporada 2019 e compilados em parceria com o jornalista Rafael Alaby, do Torcedores. No fim do ano passado, ele publicou no site o top-10, que mostrou destaque forte para Corinthians e Flamengo entre as maiores audiências do futebol no ano.

Nós também adiantamos parte dos dados mostrando que o time rubro-negro teve 60% mais exposição que o São Paulo em pleno território paulista. Posteriormente, como veremos aqui, a apuração permitiu descobrir que o Internacional também superou o Peixe na quantidade de jogos durante o ano. O Colorado entra nesse estudo porque atingiu – e passou – do mínimo estabelecido de 10 partidas.

A partir de agora, o Blog do Allan Simon apresenta um guia com tudo o que você precisa saber para ficar por dentro do que foi a temporada 2019 em números de audiência na Globo SP com as transmissões do Campeonato Paulista, Copa do Brasil, Libertadores, Campeonato Brasileiro e Mundial de Clubes.

– Quantos jogos teve cada clube na Globo SP em 2019?

O Corinthians mais uma vez foi o líder em exposição durante toda a temporada. Mesmo tendo perdido espaço no Brasileirão, competição na qual apareceu em 11 oportunidades – duas a menos que o Palmeiras -, o time alvinegro teve muitas transmissões na Copa do Brasil e no Paulistão. Foi o suficiente para garantir a liderança do ranking com 26 partidas exibidas.

A segunda posição ficou com o Palmeiras, que teve 13 jogos do Brasileirão, três na Libertadores, dois na Copa do Brasil e quatro no Estadual, totalizando 22 duelos. Logo atrás veio o São Paulo, com 21 partidas. O que chama a atenção é que o Santos não conseguiu ser o quarto colocado no ranking de transmissões em 2019. Perdeu espaço para o Flamengo, que apareceu 16 vezes, e para o Internacional, com 12 jogos. O Peixe só foi exibido em dez oportunidades. Confira no gráfico:

Flamengo e Internacional apareceram com destaque na Globo SP em 2019

Flamengo e Internacional apareceram com destaque na Globo SP em 2019

– Qual time deu mais audiência para a Globo SP em 2019?

O Corinthians foi mais uma vez o time com maior média de audiência nos jogos de futebol em São Paulo. O índice do clube ficou em 27,3 pontos no Ibope. O resultado, porém, foi de queda em relação a 2018. No ano anterior, o Timão tinha conseguido 29,4 pontos na média com 31 jogos transmitidos.

O Palmeiras também registrou queda. Segundo colocado em jogos transmitidos e audiência em 2018, o Verdão caiu de 25,2 para 23,4 pontos no Ibope em uma temporada na qual o time decepcionou em campo e ainda ficou fora da grade da Globo no Brasileirão por mais de um mês por atraso no acordo de direitos de transmissão.

O São Paulo cresceu: 23,7 para 24,1. O Santos também, passando de 21,1 para 23,3. No caso do Tricolor, houve queda de 24 para 21 jogos exibidos. O Peixe pulou de sete para dez. A alta na audiência santista é também explicada pela mudança vivida pelo clube com a chegada de Jorge Sampaoli, o que certamente atraiu mais atenção de torcedores para os seus jogos.

Com tudo isso, o Flamengo acabou aparecendo em segundo lugar no ranking de audiência. A ponderação se faz necessária: o time apareceu em duelos contra grandes paulistas, inclusive no mata-mata da Copa do Brasil, ida e volta, contra o Corinthians. Além disso, suas aparições “solo” se deram em partidas decisivas na Libertadores e no Mundial. Mesmo assim, se trata de um grande resultado, considerando que a Globo até há pouco tempo tinha certeza de que paulista não queria nem saber de ver futebol de outros estados.

Isso também vale para o Internacional, que conseguiu média de 23,9 pontos impulsionado por mata-matas contra o próprio Flamengo na Libertadores, além dos duelos diante de Cruzeiro e Athletico na Copa do Brasil. 

O time gaúcho disputou uma fase da competição nacional contra o Palmeiras e teve outros quatro duelos contra paulistas no Brasileirão transmitidos pela Globo SP. Só que essas partidas ajudaram mais a derrubar a média do Colorado do que a levantar. Enquanto um dos duelos com o Flamengo na Libertadores rendeu 29 pontos, as disputas com o Verdão na Copa do Brasil ficaram com 24 e 27 pontos, ida e volta. No Campeonato Brasileiro, em duelos divididos com a TNT, o Inter não chegou a registrar nem 20 pontos contra Santos e Palmeiras no segundo turno.

Corinthians e Flamengo lideraram médias de audiência na Globo SP em 2019

Corinthians e Flamengo lideraram médias de audiência na Globo SP em 2019

– Qual foi o campeonato com melhor média de audiência em 2019?

A competição que rendeu média de audiência mais alta na Globo SP em 2019 foi a Libertadores da América, com 25,9 pontos. A Globo tem razões de sobra para comemorar esse índice entre os paulistas. O São Paulo foi eliminado logo na primeira fase preliminar da competição, tendo seus dois únicos jogos exibidos ainda em fevereiro. O Palmeiras chegou até as quartas de final, mas a Globo só conseguiu exibir três partidas na fase de grupos. Todos os mata-matas foram exclusivos do Fox Sports.

O Flamengo ajudou a subir a média, principalmente com os 33 pontos da final única vencida contra o River Plate, mas também com os 32 na goleada por 5 a 0 sobre o Grêmio na semifinal, os 30 no jogo de ida contra o time tricolor, e os 29 diante do Internacional na volta da fase anterior.

O segundo lugar ficou com a Copa do Brasil. O torneio não contou com paulistas a partir da semifinal, mas a emissora decidiu apostar na exibição dos duelos que envolviam Athletico Paranaense, Internacional, Cruzeiro e Grêmio. O resultado foi bom, e conseguiu manter o patamar alto dos mata-matas mesmo sem a força de Corinthians, Palmeiras, São Paulo e Santos.

Libertadores e Copa do Brasil renderam mais audiência na Globo SP em 2019

Libertadores e Copa do Brasil renderam mais audiência na Globo SP em 2019

Logo atrás ficou com o Paulistão, com 24,7 pontos. O número é bastante influenciado pelos mata-matas, o que torna injusta a comparação direta com o Brasileirão, competição que custa bem mais aos cofres da Globo e é muito mais importante. Se considerar apenas as partidas da primeira fase do estadual, sua média seria de medíocres 20,7 pontos.

O Campeonato Brasileiro fez 23,4 pontos de audiência em média na Globo SP, o que também é uma boa notícia para a emissora. No ano anterior, tinha conseguido 23,2. Parece um crescimento discreto, mas o cenário de 2018 era de um time paulista campeão brigando até a penúltima rodada para confirmar sua taça.  Mesmo com um Flamengo dominando todo o segundo semestre, os índices permaneceram bons em 2019.

O Mundial de Clubes, com dois jogos do Flamengo, fez 22,5 pontos de média. Não foi tão bem em São Paulo quanto a final da Libertadores. O duelo entre o Rubro-Negro e o Liverpool marcou 26 pontos, enquanto a decisão diante do River Plate tinha conseguido 33.

Projeção: Quanto cada time ganhou com televisão no Brasileirão 2019 

– Quais foram os jogos de melhor e pior audiência na Globo SP em 2019?

O melhor foi o duelo de volta que definiu o título do Paulistão 2019 entre Corinthians e São Paulo. O Timão venceu por 2 a 1 e ficou com o tricampeonato estadual. A partida deu à Globo uma audiência de 39 pontos, com 66% de share, que é participação sobre o total de televisores ligados no instante em que o jogo acontecia. Nenhum outro jogo no resto da temporada conseguiu bater esse índice. Quem mais se aproximou foi justamente a partida de ida, um 0 a 0 no Morumbi na semana anterior, com 38 pontos e 58%.

O pior foi um Palmeiras 3 x 2 Ituano disputado no dia 27 de fevereiro, válido também pelo Paulistão, e que guarda uma circunstância muito especial. Na mesma noite, no mesmo horário, a RedeTV!, em parceria com o DAZN, mostrou o jogo de volta da primeira fase da Copa Sul-Americana entre Racing Club e Corinthians. A partida inclusive foi decidida nos pênaltis, com vitória corintiana.

O duelo do Palmeiras liderou na média, mas marcou apenas 17 pontos, com 27% de share. O jogo do Corinthians registrou 10, com 15,8%. Ou seja, naquela noite havia 27 pontos de audiência distribuídos no futebol em dois canais com dois jogos diferentes na TV aberta.

Outros dois jogos marcaram 17 pontos em 2019. Um deles foi a vitória do São Paulo sobre o São Bento de Sorocaba, por 1 a 0, outra vez pelo Paulistão, em 3 de fevereiro. O share foi de 34%. E também o duelo Palmeiras 1 x 0 Athletico Paranaense, pelo Campeonato Brasileiro, no dia 8 de junho. Foi a primeira partida do Verdão na tela da Globo na competição, que começou sem acordo entre as partes. Também havia um fator diferente: o jogo foi disputado em um sábado à tarde. Foram 17 pontos e 35% de share.

– Brasileirão: Como o dinheiro da TV foi distribuído entre os fundadores do C13 desde 2001

– Qual foi o ranking completo das audiências na Globo SP em 2019?

Confira nas imagens abaixo a classificação completa dos 84 jogos transmitidos.

Audiências Globo SP 2019

ranking sp 2019 ranking sp 2019 ranking 2019

O critério para as posições foi:

– Pontos de audiência
– Havendo empate, percentual de share
– Persistindo o empate, o jogo que aconteceu primeiro fica na frente

– Brasileirão: Linha do tempo mostra evolução do ranking de transmissões da TV aberta em SP

– Importante lembrar:

Este levantamento considerou apenas jogos transmitidos pela TV Globo em sua emissora própria na região metropolitana de São Paulo, não contando, por exemplo, partidas em TV aberta que tenham sido exibidas apenas em afiliadas paulistas (TV Tribuna, EPTV, TV Tem, etc.)

Cada ponto no Ibope na região metropolitana de São Paulo em 2019 representou 73.015 domicílios com TV, ou 204.050 pessoas. No ano anterior, um ponto era equivalente a 71.855 domicílios, ou 201.061 indivíduos. Essa variação não muda em nada a comparação entre temporadas diferentes, já que o aumento no valor do ponto acompanha aumentos populacionais e mudanças no total de residências.

CONHEÇA NOSSO NOVO CANAL NO YOUTUBE

LEIA MAIS
– Copa do Brasil: 7 coisas que você precisa saber sobre o torneio
– 1ª Supercopa do Brasil usou jogos da Libertadores. E se tivesse continuado?
– Supercopa do Brasil: última edição teve Corinthians campeão com menos de 3 mil
– Brasileirão: 1ª grande guerra por direitos de TV envolveu quatro emissoras há 25 anos
– Globo chegou a anunciar criação de canal chamado “ESPN Fox Sports” há 20 anos

– Globo: Diferença entre rivais de SP no Ibope cai no Brasileirão 2019; veja os números 

SIGA AS NOSSAS REDES SOCIAIS:

Twitter

Facebook