Quem é Allan Simon

Allan SimonAllan Simon é jornalista formado pela Universidade Metodista de São Paulo. Trabalha desde 2011 com a área de Esportes, mas tem experiência também com o jornalismo geral em Política, Saúde e Mobilidade Urbana. Participou, por exemplo, da cobertura da pandemia da covid-19 pelo UOL em 2020.

Começou a carreira profissional na editoria de Esportes do Portal R7, da Rede Record, permanecendo no site entre abril de 2011 e dezembro de 2012, tendo sido antes colunista do site Papo de Bola entre janeiro de 2009 e abril de 2011. De janeiro a julho de 2013, esteve na Editora Abril como repórter do portal Abril.com, trabalhando com a edição da página inicial e com coberturas especiais em diversas áreas.

Entre agosto de 2013 e julho de 2014, fez parte da equipe do UOL Esporte. Foi repórter do Torcedores.com entre 2014 e 2016, quando assumiu o cargo de editor no mesmo veículo. Planejou e executou coberturas históricas no site, como dois títulos brasileiros do Palmeiras (2016 e 2018), dois GPs do Brasil de Fórmula 1 diretamente do Autódromo de Interlagos, a Copa do Mundo Feminina de 2015, os Jogos Pan-Americanos de Toronto-2015 e as Olimpíadas do Rio-2016.

No Blog do Allan Simon, escreve sobre diversos assuntos relacionados ao esporte e à cobertura de mídia das principais modalidades na TV e internet. Em setembro de 2019, passou a ter uma coluna semanal de Mídia Esportiva no Torcedores.com.

Colaborou com diferentes áreas do UOL a partir de junho do mesmo ano, tendo participado de coberturas como do Rock in Rio 2019, Oscar e Carnaval 2020, pela editoria de Entretenimento (atual Splash e TV e Famosos), pandemia da covid-19, fazendo parte inclusive do time de jornalistas que fizeram parte do consórcio de veículos de imprensa formado contra o apagão de dados oficiais em 2020, além de contribuições com UOL Esporte, desenvolvimento de modelos de textos automáticos para o portal, além do abastecimento das redes sociais em plantões.

Em 2020, lançou o canal Blog do Allan Simon no YouTube com a proposta de cobrir Mídia Esportiva de uma forma mais didática, analítica. Em pouco mais de um ano, os vídeos renderam 5 milhões de visualizações e trouxeram mais de 46 mil inscritos. O canal consolidou uma linguagem mais explicada, absorveu formatos antigos da versão escrita do blog, e ainda traz mensalmente lives especiais com debates sobre o tema.

Desde agosto de 2020, Allan Simon também faz parte do time de SEO do UOL.

Deixe uma resposta