Flamengo no SBT: último jogo oficial no canal foi transmitido pela metade há 22 anos

Flamengo no SBT: último jogo oficial no canal foi transmitido pela metade há 22 anos

11 de julho de 2020 0 Por Allan Simon

O Flamengo no SBT é a mais recente novidade do futebol em 2020. Segundo o colunista Flávio Ricco, do R7, o clube já acertou com a emissora de Silvio Santos a transmissão do segundo jogo da final do Campeonato Carioca, na próxima quarta-feira (15), contra o Fluminense.  A informação foi confirmada pelo UOL Esporte.

Com isso, vai ser quebrado um jejum de quase 22 anos sem Flamengo no SBT em transmissões ao vivo de jogos oficiais. A última vez não traz boas lembranças para os rubro-negros, que precisavam de apenas um empate contra o Boca Juniors para se classificar na fase de grupos da Copa Mercosul, na Argentina, mas acabaram levando um 3 a 0 que cravou a eliminação no torneio, que seria conquistado pelo time carioca em 1999. A partida nem foi na Bombonera, mas no estádio do Ferro Carril Oeste.

Tampouco foi uma transmissão normal. Se você procurar no acervo do jornal “O Globo”, a partida aparecia sem transmissão indicada. E não porque o veículo quisesse boicotar a emissora rival da TV Globo, mas porque, na prática, o jogo realmente não teve uma exibição clássica.

É que na Copa Mercosul de 1998 o SBT, que transmitiu com exclusividade em TV aberta, já estava no fim de sua fase dourada no esporte. Deixaria de ter futebol na grade a partir do fim daquela competição (embora tivessem rolado até chamadas para a edição de 1999, que acabou na Band), para só voltar com a compra dos direitos do Paulistão em 2003 (relembre a briga histórica com a Globo no vídeo abaixo).


INSCREVA-SE EM NOSSO NOVO CANAL NO YOUTUBE

Na mesma época, a emissora de Silvio Santos tinha acabado de contratar com status de estrela o apresentador Ratinho, sucesso anos antes na CNT (Gazeta em SP) e líder em vários momentos na audiência com seu programa na Rede Record desde 1997.

Para completar o cenário, em outubro de 1998 o Brasil vivia uma época eleitoral. Se Fernando Henrique Cardoso (PSDB) conseguiu “matar” a eleição no primeiro turno, vários estados ainda tinham que eleger seus governadores no fim daquele mês.

Com isso, o horário eleitoral gratuito atrapalhava a grade do SBT e tirava tempo de Ratinho. Resultado: sobrou para o futebol, que só entrava no ar às 22h45. Com um agravante: os jogos não começavam nesse horário, então eram transmitidos apenas pela metade. A transmissão da partida pela metade é confirmada na grade de programação do SBT no jornal O Estado de S. Paulo do dia 14 de outubro de 1998.

Há registro no YouTube da derrota do Flamengo no SBT para o Boca Juniors com a narração de Silvio Luiz:

 

LEIA MAIS
– Veja quanta audiência o Flamengo deu na Globo RJ em 2019
– Veja como era o primeiro site oficial do Palmeiras em 1996
– Futebol sem Globo: relembre casos que ficaram marcados na História
– Brasileirão na TV: qual seria o modelo ideal para venda dos direitos?
– Análise: Globo terá que incentivar liga de clubes se MP do Futebol virar lei
– SBT x Globo: a briga histórica que marcou o Paulistão 2003
– Análise: Fusão entre ESPN e Fox Sports é uma boa para o mercado?
– 50 anos do Tri: Como a Copa do Mundo de 1970 chegou aos brasileiros pela TV
– Palmeiras x Corinthians, 1993: Quanto custavam ingressos e prêmios dos clubes
–  Como eram os estádios de São Paulo há 62 anos por imagens de satélite  
– Quanto valiam os patrocínios dos clubes no Brasileirão 1994 em dinheiro de hoje?