Futebol no SBT: relembre os times que já foram campeões na emissora

Futebol no SBT: relembre os times que já foram campeões na emissora

15 de julho de 2020 0 Por Allan Simon

O futebol no SBT é a grande novidade de hoje (15) com a transmissão de Flamengo x Fluminense, a final do Campeonato Carioca de 2020. Quem vencer se tornará o primeiro time do eixo Rio-São Paulo a conquistar um troféu na emissora de Silvio Santos desde 2003, quando o Corinthians levou o Paulistão.

O Blog do Allan Simon relembra agora quais foram os times que tiveram a honra de faturar títulos em competições diversas, das mais importantes aos amistosos caça-níqueis dos anos 1990. Confira se o clube do seu coração está na lista.

Contamos a história do Sport Recife, que foi campeão brasileiro na competição da CBF em 1987, em um post da série “Baú da Mídia Esportiva” relembrando a transmissão exclusiva do SBT em uma decisão que aconteceu já em 1988 contra o Guarani.

A Globo havia ficado com o Clube dos 13 e a Copa União, vencida pelo Flamengo, considerado por muitos como campeão nacional daquela temporada. Por isso, a CBF acabou repassando os direitos do quadrangular final (que acabou não sendo um ‘quadrangular’ com as ausências de Flamengo e Internacional, campeão e vice da competição paralela).

Mas aquele foi um exemplo isolado do SBT no futebol. O investimento em bases mais sérias e sólidas começou com a compra dos direitos exclusivos da Copa do Brasil em 1995. E logo na estreia foi registrada a maior audiência da emissora desde a fundação, em 1981. Com mais de 50 pontos no Ibope em SP, o canal de Silvio Santos fez valer o gasto ao transmitir sozinho o título do Corinthians na competição. A final contra o Grêmio foi narrada por Luiz Alfredo. Relembre como foi:

No ano seguinte, o SBT repetiu a exclusividade e mostrou o Cruzeiro fazer história ao bater o fortíssimo time do Palmeiras de 1996, que havia conquistado o Paulistão no primeiro semestre com o famoso “ataque dos 100 gols”. A narração foi de Silvio Luiz.

O último ano de exclusividade do SBT na Copa do Brasil teve o título do Grêmio em uma final emocionante contra o Flamengo no Maracanã. Também narrado por Silvio Luiz:

Em 1998, o SBT teve a companhia da Globo nas transmissões. O fim da exclusividade acabou tirando o interesse da emissora de Silvio Santos nos anos seguintes. Mas o canal ainda mostrou o título do Palmeiras, vingando 1996, contra o Cruzeiro. Outra narração de Silvio Luiz.

No mesmo ano, o Palmeiras venceu o Cruzeiro em outra final transmitida pelo SBT, a da Copa Mercosul, primeira edição do torneio. A narração foi de Osmar de Oliveira.

O Santos também teve título transmitido pelo SBT. Foi no Torneio Rio-São Paulo de 1997. A competição voltou a acontecer com apoio da emissora no começo daquela temporada. O título aconteceu em uma final contra o Flamengo no Rio de Janeiro. O Rubro-Negro acabaria perdendo outra taça no fim do semestre, diante do Grêmio, na Copa do Brasil.

A lista ainda inclui campeões de torneios amistosos, como a Copa dos Campeões Mundiais, vencida pelo São Paulo, em 1995 e 1996, e pelo Flamengo, em 1997.  Houve ainda a Taça Maria Quitéria, conquistada por Vitória, Palmeiras e Bahia entre 1996 e 1998. E o Festival Brasileiro de Futebol, que ficou com o Coritiba em 1997. Além, é claro, do Torneio de Verão de 1996, com vitória do Santos.

Mas o SBT transmitiu ainda competições com a chancela da Conmebol que acabaram “esquecidas” atualmente. São Paulo e Flamengo venceram em 1996, respectivamente, a Copa Master e a Copa Ouro.

https://www.youtube.com/watch?v=VzM1IKml8RM

Com transmissões regionais, houve ainda o título do Atlético-MG na Copa Conmebol de 1997, exibido pela TV Alterosa (afiliada em Minas Gerais) com narração de Rogério Corrêa, hoje da Globo Minas.

E, claro, os recentes títulos de Sampaio Corrêa e Fortaleza na Copa do Nordeste em 2018 e 2019, competição que passou a ser transmitida pelas afiliadas na região e marcou a volta do futebol no SBT.

LEIA MAIS 

– Flamengo no SBT: último jogo oficial no canal foi transmitido pela metade há 22 anos
– Veja quanta audiência o Flamengo deu na Globo RJ em 2019
– Futebol sem Globo: relembre casos que ficaram marcados na História
– Brasileirão na TV: qual seria o modelo ideal para venda dos direitos?
– Análise: Globo terá que incentivar liga de clubes se MP do Futebol virar lei
– SBT x Globo: a briga histórica que marcou o Paulistão 2003