Copa do Mundo de 2026 terá novo formato, confira no vídeo abaixo
Copa do Mundo de 2026 terá novo formato, confira no vídeo abaixo

Copa do Mundo 2026 terá novo formato com 48 países; veja como funciona

A Copa do Mundo de 2026 vai inaugurar um novo formato para a maior competição de futebol do planeta. Serão 48 países disputando o título, 16 a mais que o modelo atual, usado desde 1998. A fase de grupos também sofrerá profundas alterações, agora com chaves contando com três seleções, e não mais quatro.

A gestão do presidente Gianni Infantino teve como meta desde o início ampliar o número de participantes e distribuir mais vagas a continentes como África e Ásia. Os africanos agora terão nove representantes fixos, enquanto os asiáticos passarão a ter oito. A Concacaf (América do Norte e Central) ganhou seis vagas diretas, mesmo número que a América do Sul, na zona da Conmebol, o que representa dois postos fixos a mais que atualmente.

SIGA O BLOG DO ALLAN SIMON NO YOUTUBE

A Europa ganhará três vagas, chegando a 16 representantes na Copa do Mundo de 2026. A Oceania passará a ter uma vaga direta, o que não ocorre hoje. Haverá, ainda, a distribuição de duas vagas por meio de uma repescagem intercontinental, torneio que contará com um representante de cada confederação, exceto a UEFA, além de um classificado extra do continente que sedia a competição.

Por exemplo, em 2026, com a Copa nos EUA, México e Canadá, a repescagem intercontinental terá um representante da Conmebol, um da África, um da Ásia, um da Oceania, e dois da Concacaf. A Copa do Mundo de 2026 passará a ter 80 jogos, 16 a mais que os atuais 64.

No vídeo abaixo você confere como será o novo formato da Copa do Mundo:

LEIA MAIS
Brasileirão: Globo define transmissões das rodadas 16 a 25; confira

Comments

No comments yet. Why don’t you start the discussion?

    Deixe um comentário

    O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *