Copa do Mundo 2022: quais as rádios que vão transmitir AO VIVO?

Copa do Mundo 2022: quais as rádios que vão transmitir AO VIVO?

17 de julho de 2022 0 Por Allan Simon

A Copa do Mundo 2022 terá transmissão em todas as mídias no Brasil. O contrato da Fifa com o Grupo Globo garante a exclusividade da empresa em TV aberta, TV por assinatura e rádio. Mas já há acordos de sublicenciamento em vigor para que emissoras de rádio fora da Globo também possam transmitir o Mundial.

Pela regra da Fifa, diferentemente do que acontece no futebol nacional aqui no Brasil, é preciso pagar pelos direitos de transmissão da Copa do Mundo no rádio. E por isso a Globo, ao comprar o evento, acaba ficando com a missão de sublicenciar ou não suas concorrentes.

SIGA O BLOG DO ALLAN SIMON NO YOUTUBE

Confira no vídeo abaixo quais são as rádios que vão transmitir a Copa do Mundo de 2022 ao vivo:

Na TV aberta, a Globo vai exercer sua exclusividade. Nenhuma concorrente poderá transmitir a Copa do Mundo realizada no Qatar entre 21 de novembro e 18 de dezembro. O mesmo vai acontecer na TV por assinatura, onde apenas os canais Sportv poderão exibir o torneio.

Até hoje, foram exclusivas da TV Globo as transmissões da Copa do Mundo em 1982 (embora tenha havido um compartilhamento de sinais com a TV Cultura), 2002, 2006 e 2018. Em 2010 e 2014, a Band entrou como sublicenciada em TV aberta.

De 1986 a 1998, qualquer emissora filiada à OTI (Organização da Televisão Iberoamericana) poderia transmitir o Mundial se estivesse em dia com as anuidades e pagasse uma taxa extra. Assim, canais como SBT, Record e Manchete puderam transmitir a Copa neste período.

Já na TV por assinatura, o Sportv terá a exclusividade pela primeira vez desde 2002. Em 2006, o Grupo Globo compartilhou os direitos com a ESPN Brasil e o BandSports, expediente repetido em 2010. Na Copa de 2014, disputada no Brasil, a parceria foi mantida e contou ainda com a chegada do Fox Sports, sendo a edição com maior diversidade de transmissões na TV paga.

LEIA MAIS
Copa do Mundo 2026 terá novo formato com 48 países; veja como funciona