O Ibope faz medições diversas em todo o Brasil sobre audiência de televisão. Portanto, quando um jogo de futebol tem anunciados os pontos na programação de emissoras como Globo, Band, RedeTV!, etc, eles se referem a uma representatividade de pessoas em determinadas praças regionais. Mas o que é “ponto de audiência”?

No Rio de Janeiro, um ponto de audiência do Ibope equivale a 47.454 domicílios com televisão. Ou 121.090 indíviduos. Em São Paulo, que tem população maior em sua região metropolitana, o ponto já vale 74.897 domicílios e 203.309 pessoas.

A região de Campinas também tem sua medição própria. São 7.993 domicílios por ponto de audiência, o que representa 21.827 pessoas. Em Belo Horizonte, cada ponto se refere a 20.280 residências e 55.068 indivíduos. No Distrito Federal, o ponto vale 9.469 casas e 26.844 pessoas.

Há ainda o PNT (Painel Nacional de Televisão), que une os dados de 15 praças regionais diferentes em várias partes do Brasil. Nesse caso, cada ponto vale 260.558 domicílios e 703.167 indivíduos. Todos esses valores são referentes a 2020. Eles são atualizados anualmente de acordo com a variação da população.

Em caso de jogos transmitidos pela internet com sinal aberto para todo o Brasil, não há comparação possível a nenhum deles. Mas, se assim fosse, o mais adequado seria com o PNT, pois reúne mais praças de lugares diferentes. Além disso, transmissões online também podem algumas vezes ser acessadas por pessoas fora do país, o que acaba impossibilitando ainda mais qualquer comparação.

CONHEÇA NOSSO NOVO CANAL NO YOUTUBE

LEIA MAIS
– Brasileirão na TV: qual seria o modelo ideal para venda dos direitos?
– Análise: Globo terá que incentivar liga de clubes se MP do Futebol virar lei
– SBT x Globo: a briga histórica que marcou o Paulistão 2003
– Análise: Fusão entre ESPN e Fox Sports é uma boa para o mercado?
– 50 anos do Tri: Como a Copa do Mundo de 1970 chegou aos brasileiros pela TV
– Palmeiras x Corinthians, 1993: Quanto custavam ingressos e prêmios dos clubes
–  Como eram os estádios de São Paulo há 62 anos por imagens de satélite  
– Quanto valiam os patrocínios dos clubes no Brasileirão 1994 em dinheiro de hoje?