Allan Simon é jornalista formado pela Universidade Metodista de São Paulo. Trabalha desde 2011 com a área de Esportes, mas tem experiência também com o jornalismo geral em Política, Saúde e Mobilidade Urbana. Participou, por exemplo, da cobertura da pandemia da covid-19 pelo UOL em 2020.
Começou a carreira profissional na editoria de Esportes do Portal R7, da Rede Record, permanecendo no site entre abril de 2011 e dezembro de 2012, tendo sido antes colunista do site Papo de Bola entre janeiro de 2009 e abril de 2011. De janeiro a julho de 2013, esteve na Editora Abril como repórter do portal Abril.com, trabalhando com a edição da página inicial e com coberturas especiais em diversas áreas.
Entre agosto de 2013 e julho de 2014, fez parte da equipe do UOL Esporte. Foi repórter do Torcedores.com entre 2014 e 2016, quando assumiu o cargo de editor no mesmo veículo. Planejou e executou coberturas históricas no site, como dois títulos brasileiros do Palmeiras (2016 e 2018), dois GPs do Brasil de Fórmula 1 diretamente do Autódromo de Interlagos, a Copa do Mundo Feminina de 2015, os Jogos Pan-Americanos de Toronto-2015 e as Olimpíadas do Rio-2016.
No Blog do Allan Simon, escreve sobre diversos assuntos relacionados ao esporte e à cobertura de mídia das principais modalidades na TV e internet. Em setembro de 2019, passou a ter uma coluna semanal de Mídia Esportiva no Torcedores.com.
Colaborou com diferentes áreas do UOL a partir de junho do mesmo ano, tendo participado de coberturas como do Rock in Rio 2019, Oscar e Carnaval 2020, pela editoria de Entretenimento (atual Splash e TV e Famosos), pandemia da covid-19, fazendo parte inclusive do time de jornalistas que fizeram parte do consórcio de veículos de imprensa formado contra o apagão de dados oficiais em 2020, além de contribuições com UOL Esporte, desenvolvimento de modelos de textos automáticos para o portal, além do abastecimento das redes sociais em plantões.
Em 2020, lançou o canal Blog do Allan Simon no YouTube com a proposta de cobrir Mídia Esportiva de uma forma mais didática, analítica. Em um ano e meio de trabalho, os vídeos renderam mais de 6 milhões de visualizações e trouxeram 54 mil usuários inscritos na plataforma. O canal consolidou uma linguagem mais explicada, absorveu formatos antigos da versão escrita do blog, e ainda traz mensalmente lives especiais com debates sobre o tema.
Entre agosto de 2020 e março de 2022, Allan Simon também fez parte do time de SEO do UOL. Assumiu uma coluna de mídia esportiva no UOL Esporte em agosto do mesmo ano.
Em janeiro de 2023, lançou o canal Estúdio Allan no YouTube para falar de futebol com olhar mais histórico e de curiosidades. Em dezembro do mesmo ano, o Blog do Allan Simon alcançou a marca de 100 mil inscritos no YouTube e foi rebatizado posteriormente para Canal Allan Simon.