Quem viveu, ou quem estudou sobre futebol, sabe que Palmeiras e Botafogo disputaram a Série B em 2003 e conseguiram o acesso de volta à elite do Brasileirão após um quadrangular final que envolveu também Sport Recife e Marília-SP em cinco rodadas emocionantes – e uma outra para cumprir tabela. Aquela competição foi disputada por 24 clubes, todos contra todos, em turno único. Oito avançaram e formaram dois grupos de quatro, se classificando os dois melhores de cada chave para esse quadrangular decisivo.
Mas o Brasileirão Série B de 2003 não deveria ter sido disputado assim. A ideia original era seguir o exemplo da primeira divisão e aplicar o sistema de pontos corridos em dois turnos, subindo os dois primeiros colocados ao final de 46 rodadas. Foi o que a revista Placar trouxe em seu Guia do Brasileirão 2003, que tinha ainda a tabela da competição nesse formato, inclusive com os campos para preencher à caneta os pontos conquistados por cada clube.
– Quanto custava um cartucho original de International Superstar Soccer no SNES?
O problema: a falta de dinheiro. Chegou-se a comentar que o SBT, que havia voltado ao futebol naquele ano com a transmissão do Paulistão (em longa briga judicial com a Globo), do Sul-Americano Sub-20, do Torneio do Qatar Sub-23 e ainda exibiria a Copa Ouro, faria as transmissões da Série B. Mas prevaleceu o Grupo Globo. O SporTV levou os direitos da maioria dos jogos, e a Record, parceira da Globo na época, ficou com as partidas na TV aberta.
O dinheiro arrecadado não viabilizou um campeonato de 46 rodadas, com times de diferentes regiões do Brasil viajando para enfrentar todos os adversários. Em abril, o início da Série B deveria ter acontecido no dia 5. Com o cancelamento dos pontos corridos, a nova fórmula ficou marcada apenas para o dia 25. As transmissões na Record, por sua vez, ainda demoraram até junho, quando a emissora mostrou Santa Cruz 2 x 2 Palmeiras.
O escaneamento reproduzido abaixo acabou ficando com uma qualidade menor, mas o Blog do Allan Simon mostra agora como teriam sido os caminhos de Palmeiras e Botafogo na luta pelo acesso em pontos corridos.
Na versão que não foi disputada, em pontos corridos, o Palmeiras estrearia contra o Vila Nova-GO fora de casa no dia 5 de abril. No campeonato real, a estreia também foi longe do Palestra Italia, mas contra o Brasiliense, empate em 1 a 1. Quem acabou encarando o time goiano como visitante foi o Botafogo, que perdeu na estreia por 2 a 1, e teria jogado a primeira rodada em casa contra o Avaí. A coincidência: na tabela original, o Verdão também enfrentaria o time de Brasília na data que marcou a estreia real na competição.
– Quanto valia a renda da final da Copa Rio 1951 com Palmeiras campeão?
No dia 22 de novembro, quando o Palmeiras venceu o Sport em Garanhuns por 2 a 1, e o Botafogo superou o Marília por 3 a 1 jogando no Caio Martins, a tabela original em pontos corridos previa a realização da penúltima rodada da competição. O Verdão, curiosamente, enfrentaria o Marília fora de casa nessa tabela. O Fogão receberia o Gama.
A última rodada seria um espelho da primeira. O Palmeiras encerraria o campeonato em casa contra o Vila Nova-GO, enquanto o Botafogo faria a última partida como visitante diante do Avaí. No dia 29 de novembro, data marcada para o fim da Série B nesse cenário, o Verdão goleou o time carioca por 4 a 1 no Palestra Italia e levantou a taça da segunda divisão.
Na edição mensal regular que foi às bancas após o Guia do Brasileirão 2003, a Placar publicou a tabela atualizada com as rodadas da primeira fase e o regulamento que já previa as fases de grupos. Em um próximo post, vamos mostrar quanto Palmeiras e Botafogo receberam da TV naquele ano.
Para entender a tabela a seguir, é preciso lembrar que vivemos um longo período até que o futebol brasileiro tivesse tabelas montadas com todos os times jogando em todas as rodadas. Até então, eram comuns as “rodadas extras”, já que clubes diferentes tinham compromissos diferentes em outras competições durante o ano.
Essa é a razão, por exemplo, que o Brasileirão chegou a ter mais de 30 rodadas na primeira fase em tempos de mata-mata com turno único, apesar de o número de participantes ter ficado entre 22 e 26 quando esse formato foi adotado na segunda metade da década de 1990.
Também não havia muita lógica na montagem da tabela nos dois turnos. Há exemplos na lista abaixo, como o Palmeiras jogando fora de casa contra o Paulista em uma rodada na qual o Botafogo receberia o América-RN, mas com Verdão atuando no Palestra Italia diante do time de Jundiaí enquanto os cariocas enfrentariam o Londrina fora de casa. Coisas dos tempos bagunçados de nosso futebol. Tanta bagunça, aliás, explica o fato de a tabela abaixo não ter sido adotada no fim das contas.
Todos os jogos de Palmeiras e Botafogo na Série B em 2003 caso tivesse sido disputada em pontos corridos:
1ª rodada:
Vila Nova-GO x Palmeiras
Botafogo x Avaí
2ª rodada:
Palmeiras x Marília
Gama x Botafogo
3ª rodada:
Náutico x Palmeiras
Botafogo x Londrina
4ª rodada:
Palmeiras x CRB
Anapolina x Botafogo
5ª rodada:
Brasiliense x Palmeiras
Botafogo x Remo
6º rodada:
Palmeiras x Santa Cruz
CRB x Botafogo
7º rodada:
América-RN x Palmeiras
Ceará x Botafogo
8º rodada:
Sport Recife x Palmeiras
Botafogo x União São João
9ª rodada:
Palmeiras x Ceará
América-MG x Botafogo
10ª rodada:
Paulista x Palmeiras
Botafogo x América-RN
11ª rodada:
Palmeiras x Botafogo
12ª rodada:
Avaí x Palmeiras
Botafogo x Mogi Mirim
13ª rodada:
Palmeiras x Gama
Paulista x Botafogo
14ª rodada:
Palmeiras x América-MG
Botafogo x Portuguesa
15ª rodada:
Remo x Palmeiras
Botafogo x Brasiliense
16ª rodada:
Palmeiras x Anapolina
Marília x Botafogo
17ª rodada:
Palmeiras x Portuguesa
Botafogo x São Raimundo-AM
18ª rodada:
Mogi Mirim x Palmeiras
Botafogo x Sport Recife
19ª rodada:
Palmeiras x Joinville
Caxias x Botafogo
20ª rodada:
São Raimundo x Palmeiras
21ª rodada:
Palmeiras x União São João
Joinville x Botafogo
Rodada extra:
Botafogo x Vila Nova-GO
22ª rodada:
Palmeiras x Caxias
Botafogo x Náutico
23ª rodada:
Londrina x Palmeiras
Santa Cruz x Botafogo
24ª rodada:
Joinville x Palmeiras
Náutico x Botafogo
25ª rodada:
Palmeiras x Brasiliense
Botafogo x CRB
26ª rodada:
Palmeiras x Paulista
Londrina x Botafogo
27ª rodada:
Ceará x Palmeiras
Botafogo x Anapolina
28ª rodada:
CRB x Palmeiras
Botafogo x Marília
29ª rodada:
Palmeiras x Sport Recife
São Raimundo-AM x Botafogo
30ª rodada:
Palmeiras x América-RN
Remo x Botafogo
31ª rodada:
América-MG x Palmeiras
Botafogo x Santa Cruz
Rodada extra:
Anapolina x Palmeiras
32ª rodada:
Palmeiras x Remo
América-RN x Botafogo
33ª rodada:
Botafogo x América-MG
34ª rodada:
União São João x Palmeiras
35ª rodada:
Caxias x Palmeiras
Sport Recife x Botafogo
36ª rodada:
Palmeiras x Mogi Mirim
Portuguesa x Botafogo
37ª rodada:
Botafogo x Caxias
Palmeiras x Londrina
38ª rodada:
Portuguesa x Palmeiras
Vila Nova x Botafogo
39ª rodada:
Botafogo x Palmeiras
40ª rodada:
Palmeiras x São Raimundo-AM
Mogi Mirim x Botafogo
41ª rodada:
Santa Cruz x Palmeiras
Botafogo x Paulista
42ª rodada:
Palmeiras x Avaí
União São João x Botafogo
Rodada extra:
Botafogo x Ceará
43ª rodada:
Gama x Palmeiras
Botafogo x Joinville
44ª rodada:
Palmeiras x Náutico
Brasiliense x Botafogo
45ª rodada:
Marília x Palmeiras
Botafogo x Gama
46ª rodada:
Palmeiras x Vila Nova-GO
Avaí x Botafogo
LEIA MAIS
– Quanto ganhava em média um jogador em cada time da Copa União 1987?
– Quanto custava ir ao Japão ver o Palmeiras jogar o Mundial em 1999?