Nostalgia: como era viver o futebol nos anos 2000

Está no ar o mais novo vídeo do Estúdio Allan desbravando histórias do passado do futebol. Desta vez, falamos de anos 2000, uma década ainda pouco explorada no nosso conteúdo porque confesso que demorei até entender que já há nostalgia envolvida por um período que na minha cabeça, a de alguém com 33 anos de idade, foi “ontem”.

Mas foi muito legal relembrar, reviver e rever pontos interessantes do futebol nos anos 2000 pelo prisma da forma como a gente vivia esse esporte. Foi muito legal e trabalhoso entrar no Web Archive – Wayback Machine e procurar páginas que ainda estivessem inteiras, sem quebras, sem Adobe Flash Player atrapalhando (aqui entregaria definitivamente a idade se já não tivesse falado no parágrafo anterior qual era).

Achei o tempo real do UOL e do Globoesporte.com, achei manchetes do UOL Esporte em pontos importantes para ilustrar no vídeo, como os títulos mundiais do São Paulo e do Internacional em 2005 e 2006, respectivamente. E tem muito material legal para usarmos em outros vídeos e talvez futuramente em lives com reacts nostálgicos no canal.

Para o espectador mais atento, essa também foi uma forma de contar como a década de 2000 trouxe evoluções tecnológicas para a forma como a gente se informava sobre futebol. No vídeo dessa mesma série sobre os anos 1990, eram apenas reproduções de jornais e revistas impressas que ajudavam a ilustrar os fatos.

Também foi muito divertido e nostálgico relembrar o começo do Esporte Interativo, as histórias das passagens por RedeTV! e Band, brincar com as tecnologias da época, como o MSN, e ainda houve espaço para até postar uma foto da minha adolescência quando jogamos Winning Eleven no PS2 durante a despedida do ensino médio.

O material ficou bem legal e convido a todos a acompanhar no player que está no começo deste texto. E também a ver o vídeo do futebol dos anos 1990, publicado em abril de 2024:

 

Comments

No comments yet. Why don’t you start the discussion?

    Deixe um comentário

    O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *