Mano Menezes tem vitória MUITO simbólica em estreia no Palmeiras

Mano Menezes tem vitória MUITO simbólica em estreia no Palmeiras

7 de setembro de 2019 0 Por Allan Simon

A estreia de Mano Menezes como técnico do Palmeiras não poderia ter sido mais simbólica. Ninguém esperava um time que, do nada, viraria um Barcelona do Guardiola. O torcedor esperava uma vitória que mantivesse o time colado na ponta da tabela do Brasileirão. E ela veio após um 2 a 1 contra o Goiás no Serra Dourada na noite deste sábado (7).

Sim, um resultado aparentemente “normal” é ao mesmo tempo uma vitória cheia de significados na primeira partida de Mano Menezes no Palmeiras. Cito alguns:

– Primeira virada do Palmeiras desde junho de 2018, quando, com Roger Machado no comando, o time virou contra o São Paulo no Allianz Parque. Com Felipão, o time só conseguiu no máximo empatar quando saiu atrás no marcador.

– Mano Menezes usou Lucas Lima, há quase dois meses encostado nas opções de Felipão. O jogador mudou o rendimento do time em campo no segundo tempo. Acabaria expulso por levar dois cartões amarelos, mas seu papel foi fundamental para que o Palmeiras voltasse a criar no meio-campo.

– Mano Menezes usou Borja, recentemente deixado de lado por Felipão no banco de reservas enquanto o time era eliminado da Libertadores pelo Grêmio no Pacaembu. O colombiano foi fundamental dando a assistência para o gol da vitória.

– Mano Menezes usou Willian, que marcou o gol de empate.

– Ato contínuo ao gol de Willian, um bônus. O Palmeiras teve que adiar a comemoração, pois o lance foi originalmente sinalizado pelo bandeira como em posição de impedimento. O árbitro de vídeo mostrou que claramente a posição do atacante era legal. Os jogadores alviverdes não demonstraram o tradicional nervosismo com a arbitragem por lances assim, nem pela expulsão de Lucas Lima. Ficaram focados em jogar futebol.

– O gol da vitória surgiu em uma jogada de lateral na área muito usada por Felipão e Cuca, mostrando que o Palmeiras também pode usar o que sobrou de trabalhos passados. Não é preciso chutar e nem cuspir no que passou. Há lições a se tirar de tudo. Mano Menezes citou na entrevista coletiva pós-jogo que para esse tipo de lance mais simples é preciso ter humildade de reconhecê-lo como ferramenta à disposição para ganhar partidas.

– O Palmeiras conseguiu ganhar do Goiás em pleno Serra Dourada, com técnico mexendo bem no time, tendo que jogar com um a menos na reta final, de virada, em partida na qual os lances de arbitragem poderiam ter pilhado o elenco. É um feito e tanto.

Foi só a estreia e não dá para analisar nada além do próprio jogo. Nada de projeções para o futuro, nem sobre a classificação do Brasileirão. Mas ficou claro que foi um início bastante simbólico de Mano Menezes no Palmeiras.

LEIA MAIS
– Que Palmeiras é esse que não se importa com quem mais se importa com ele? 
– Parte de baixo da tabela domina transmissões do SporTV no Brasileirão 2019

SIGA AS NOSSAS REDES SOCIAIS:

Twitter: https://twitter.com/allansimon91

Facebook: https://www.facebook.com/jornalista.allansimon/