Corinthians está há mais de um mês sem jogo transmitido na Globo

Corinthians está há mais de um mês sem jogo transmitido na Globo

6 de setembro de 2019 0 Por Allan Simon

O Corinthians é quase sempre o time com mais jogos exibidos pela Globo na temporada, tradicionalmente lidera as médias de audiência do futebol, mas está há mais de um mês sem aparecer em uma partida ao vivo transmitida pela emissora. A última vez foi no clássico contra o Palmeiras, no dia 4 de agosto, quando o canal até mexeu na grade de domingo para poder exibir o dérbi às 19h.

Em 2019, o Corinthians só tinha ficado tanto tempo sem um jogo oficial transmitido na Globo quando o próprio futebol brasileiro de clubes entrou em recesso durante a Copa América. De lá para cá, o time alvinegro apareceu menos na tela da emissora para os paulistas do que Flamengo, Internacional e Palmeiras.

Foram três partidas exibidas com o time de Fábio Carille em campo após a pausa da Copa América. Logo no primeiro fim de semana, a Globo mostrou a vitória por 1 a 0 do Corinthians sobre o CSA. No domingo seguinte, o time alvinegro teve exibido o empate em 1 a 1  contra o Flamengo. Duas semanas depois, aconteceu o novo 1 a 1, agora contra o Palmeiras na Arena Corinthians, em Itaquera.

O jejum de Corinthians vai estender até o próximo dia 15, quando a emissora deve transmitir o duelo contra o Fluminense pelo Brasileirão, jogo que teve seu local modificado para Brasília. Até lá, o jogo diante do Ceará, neste sábado (7), às 11h, também fica exclusivo do Premiere.

Essa ausência do time alvinegro na Globo tem algumas explicações. A primeira é a valorização cada vez maior que o Grupo Globo tem feito do Premiere tanto como um canal de PPV (pay-per-view), quanto como um serviço de streaming pago individualmente, o Premiere Play. Nesse período, todos os jogos do Corinthians no Brasileirão estiveram disponíveis apenas na grade do canal da Globosat.

Outra explicação importante é que a Globo não possui mais os direitos de transmissão da Copa Sul-Americana a partir da edição deste ano. A competição pertence exclusivamente ao serviço de streaming concorrente DAZN, que divide algumas transmissões com a RedeTV!, mas preferiu mostrar apenas em sua plataforma paga na internet os duelos do Corinthians contra o Fluminense nas quartas de final da competição continental no mês de agosto.

Além disso, o Corinthians perdeu em exposição para outros times em São Paulo na Globo porque caiu fora da Copa do Brasil e não disputa a Libertadores. O Flamengo, que jogou em ambas as competições no período, teve quatro jogos transmitidos para SP na competição sul-americana (dois contra o Emelec, dois contra o Internacional). Além desses, a emissora também mostrou o próprio duelo da equipe  rubro-negra contra os corintianos em julho, e o confronto diante do Palmeiras no último domingo (1), ambos pelo Brasileirão.

No caso do Internacional, a equipe gaúcha foi impulsionada pelos mesmos confrontos contra o Flamengo nas quartas de final da Libertadores, mas também teve exibidas pela Globo em São Paulo as partidas que o levaram até a decisão da Copa do Brasil no retorno do futebol brasileiro pós-Copa América. Foram os dois duelos contra o Palmeiras, nas quartas de final, e mais os dois jogos diante do Cruzeiro na semifinal.

Apesar de todo esse cenário, o Corinthians ainda é o time que mais apareceu na Globo SP em 2019. No ranking que soma os jogos de Paulistão, Copa do Brasil, Brasileirão e Libertadores, o time alvinegro tem a liderança com 21 jogos, seguido pelo São Paulo, com 16 partidas, e pelo Palmeiras, que teve 13 duelos transmitidos.

O curioso é que o Flamengo aparece na quarta colocação, com nove jogos, impulsionado pelo pós-Copa América, ficando à frente de um grande paulista em plena Globo de São Paulo. Eliminado precocemente da Copa do Brasil, o Santos não disputou também a Libertadores nesta temporada, sendo um dos times que abasteceram o cartel do DAZN na Copa Sul-Americana.

Com isso, o Peixe teve apenas sete jogos transmitidos para a região metropolitana de São Paulo em 2019 até agora. O oitavo será neste domingo (8) contra o Athletico Paranaense, pelo Brasileirão. Vale lembrar que esta conta, como dissemos no texto todo, é sobre a Globo SP, a emissora própria da Rede Globo que transmite o seu sinal para a capital e cidades próximas.

O Santos teve mais partidas que foram exibidas para outras regiões do país, além dos jogos mostrados no estado de São Paulo apenas pela TV Tribuna, afiliada da Globo na Baixada Santista, duelos que não entram nessa conta.

LEIA MAIS
– Não são só Flamengo e Corinthians: outros três times ficam tão restritos ao PPV quanto eles
– Parte de baixo da tabela domina transmissões do SporTV no Brasileirão 2019 

SIGA AS NOSSAS REDES SOCIAIS:

Twitter: https://twitter.com/allansimon91

Facebook: https://www.facebook.com/jornalista.allansimon/