Parte de baixo da tabela domina transmissões do SporTV no Brasileirão 2019

Parte de baixo da tabela domina transmissões do SporTV no Brasileirão 2019

3 de setembro de 2019 0 Por Allan Simon

O Brasileirão do SporTV é quase um campeonato paralelo em relação à briga pelo título e por vagas na Libertadores. Passadas 17 rodadas da competição, o canal de TV por assinatura do Grupo Globo transmitiu majoritariamente jogos dos times que compõem a parte de baixo da tabela de classificação.

Levantamento feito pelo Blog do Allan Simon indica que os times que mais apareceram no SporTV até agora no Brasileirão são Chapecoense, Avaí, CSA e Goiás. Desses, apenas o time goiano não está atualmente na zona de rebaixamento da Série A.

Esse “Brasileirão alternativo” que está sendo exibido pelo SporTV tem duas explicações. Uma delas é que, pela primeira vez neste século, o canal da Globosat tem concorrência na mídia “TV por assinatura”, já que a competição também está sendo transmitida pela Turner, dona do Esporte Interativo, que exibe partidas de sete clubes pelo canal TNT. Com isso, o SporTV fica limitado a mostrar apenas jogos que tenham em campo dois de seus 13 times contratados.

Ainda dentro dessa explicação, convém lembrar que a Turner possui menos times, mas equipes bem posicionadas na tabela. O Santos, por exemplo, é o atual vice-líder do Brasileirão. Palmeiras e Internacional aparecem respectivamente na quinta e sexta colocações, dentro da zona de classificação para a Libertadores. O Bahia é o oitavo colocado, enquanto o Athletico Paranaense é o nono. Apenas dois clubes do Esporte Interativo estão na parte de baixo da tabela: Fortaleza (12º) e Ceará (14º).

A segunda explicação é que os três melhores times na classificação que possuem contrato com o SporTV pelos direitos de TV por assinatura fazem parte de uma estratégia diferente do Grupo Globo. O líder Flamengo e os paulistas Corinthians e São Paulo (3º e 4º, respectivamente) são priorizados na TV aberta e no PPV. Desses, apenas o Tricolor já apareceu no “Canal Campeão” neste Brasileirão. Foi na vitória sobre a Chapecoense por 4 a 0, no Morumbi, em partida que teve o sinal fechado para o estado de São Paulo.

Flamengo e Corinthians não tiveram jogos transmitidos pelo SporTV, mas são alguns dos times que mais ficaram exclusivos do Premiere até agora. Foram 11 partidas de cada um sem exibição em TV aberta, assinatura ou gratuita pela internet, todas exclusivamente do PPV (pay-per-view).

Na última rodada, por exemplo, enquanto a Rede Globo mostrou para todo o Brasil o aguardado duelo entre Flamengo e Palmeiras, vencido pelo time rubro-negro por 3 a 0 no Maracanã, e a TNT  mostrou a vitória do Athletico Paranaense sobre o Ceará em um duelo direto no meio da tabela, o SporTV ficou com dois jogos de times que atualmente lutam contra a zona do rebaixamento.

No domingo (1), exibiu a vitória do Cruzeiro sobre o Vasco, resultado que deu um respiro ao time mineiro na 16ª colocação. Ontem (2), o canal da Globosat exibiu em sua “Segunda Campeã” a primeira vitória por 1 a 0 do lanterna Avaí na competição, em pleno Maracanã, contra o Fluminense, 18º lugar na tabela do Brasil.

Veja abaixo o ranking de jogos do SporTV no Brasileirão após 17 rodadas:

PosiçãoTimeJogos
1CHAPECOENSE8
2AVAÍ8
3CSA6
4GOIÁS6
5GRÊMIO5
6BOTAFOGO4
7FLUMINENSE4
8ATLÉTICO-MG4
9VASCO3
10CRUZEIRO3
11SÃO PAULO1
12CORINTHIANS0
13FLAMENGO0

LEIA MAIS
– Palmeiras x Corinthians teve maiores audiências do Brasileirão desde 2017 em SP 
– Passar jogo na Globo/Band “dá azar” ao seu time? Não é bem assim… 
– Quantos jogos teve cada grande paulista na TV aberta em SP no Brasileirão desde 1987?

SIGA AS NOSSAS REDES SOCIAIS:

Twitter: https://twitter.com/allansimon91

Facebook: https://www.facebook.com/jornalista.allansimon/