O Paulistão acabou há mais de cinco meses, mas a competição ainda tem cinco das dez maiores audiências da Globo SP com futebol de clubes na temporada 2019. O mau desempenho dos times do estado nas principais competições de mata-mata (nenhum passou das quartas de final da Copa do Brasil, nem da Libertadores) e a perda de jogos em torneios sul-americanos para a concorrência aumentaram a importância do estadual no ranking do Ibope até aqui. O Corinthians domina esse top-10 com nove presenças.

O jogo mais visto do ano ainda é a final do Paulistão 2019, disputada no dia 21 de abril e vencida pelo Corinthians por 2 a 1 diante do São Paulo, consolidando o terceiro título estadual consecutivo da equipe alvinegra. Aquela partida, que teve alta expectativa de ir para os pênaltis (a vitória alvinegra só foi conquistada nos minutos finais), marcou 39 pontos no Ibope, com 66% de participação sobre o total de televisores ligados naquele momento (o que chamamos daqui em diante de “share”).

A segunda colocação no ranking é justamente o jogo de ida daquela decisão, uma semana antes, no dia 14 de abril, quando São Paulo e Corinthians ficaram no 0 a 0 no Morumbi e marcaram 38 pontos no Ibope para a Globo SP, com 58% de share. 

O terceiro colocado é do Brasileirão. Disputado em um domingo às 19h, horário atípico em função de um problema com o regulamento que impediu sua realização às 16h, o clássico Corinthians 1 x 1 Palmeiras, no dia 4 de agosto, marcou 36 pontos de audiência, com 51% de share.

Na sequência, aparece o jogo que definiu a eliminação do Corinthians nas oitavas de final da Copa do Brasil, também em uma programação atípica: a partida foi disputada em uma terça-feira por causa de um amistoso da seleção brasileira no dia seguinte. O duelo vencido pelo Flamengo por 1 a 0 no Maracanã rendeu 33 pontos no Ibope, com 48% de share.

O quinto colocado é novamente do Paulistão. Foi a semifinal, no jogo de volta, entre Palmeiras e São Paulo. Depois de empatar em 0 a 0 no duelo de ida no Morumbi (partida sem transmissão da Globo), os dois rivais voltaram a ficar sem balançar as redes no Allianz Parque no dia 7 de abril, quando a Globo registrou 31 pontos de audiência, com 53% de share. Este é o único membro do top-10 sem a presença do Corinthians em campo até agora na temporada.

Na sexta posição, aparece o jogo de ida da semifinal do mesmo Paulistão entre Corinthians e Santos, disputado no dia 31 de março. Vencido pelo time de Itaquera por 2 a 1, o duelo marcou 30 pontos no Ibope, também com 53% de share. A partida da volta foi disputada em uma segunda-feira e não foi exibida em TV aberta.

O sétimo lugar no ranking também é de um mata-mata no Paulistão. Foi o jogo entre Corinthians e Ferroviária, no dia 27 de março, pelas quartas de final, quando o empate em 1 a 1 levou a decisão para os pênaltis. A partida deu 29 pontos e 45% de share.

Esse foi o mesmo resultado que o oitavo lugar, a vitória do Corinthians por 2 a 0 sobre a Chapecoense pela Copa do Brasil no dia 24 de abril, e o nono, o triunfo do Santos sobre os corintianos por 1 a 0 no primeiro turno do Brasileirão no dia 12 de junho na Vila Belmiro.

(Nota do blog: consideramos em caso de empate de pontos e share como desempate o dia da semana – jogos às quartas têm mais potencial de audiência que os de domingo, por exemplo -, mas neste caso todos foram em quartas-feiras às 21h30. Portanto, assim como acontece na Fórmula 1, quando pilotos no treino classificatório marcam exatamente os mesmos resultados e larga na frente quem registrou o tempo primeiro, consideramos aqui a ordem de acontecimento dos jogos empatados).

Fechando o top-10, aparece a derrota do Corinthians para o Flamengo por 1 a 0 no jogo de ida das oitavas de final da Copa do Brasil, no dia 15 de maio, em Itaquera. O jogo também fez 29 pontos, mas com 44% de share.

DataDia/semanaHorárioJogoPontosShareCompetição
121/04Domingo16hCorinthians 2 x 1 São Paulo3966%Paulistão
214/04Domingo16hSão Paulo 0 x 0 Corinthians3858%Paulistão
304/08Domingo19hCorinthians 1 x 1 Palmeiras3651%Brasileirão
404/06Terça21h30Flamengo 1 x 0 Corinthians3348%Copa do Brasil
507/04Domingo16hPalmeiras 0 x 0 São Paulo3153%Paulistão
631/03Domingo16hCorinthians 2 x 1 Santos3053%Paulistão
727/03Quarta21h30Corinthians 1 x 1 Ferroviária2945%Paulistão
824/04Quarta21h30Corinthians 2 x 0 Chapecoense2945%Copa do Brasil
912/06Quarta21h30Santos 1 x 0 Corinthians2945%Brasileirão
1015/05Quarta21h30Corinthians 0 x 1 Flamengo2944%Copa do Brasil

No geral, considerando todas as partidas de clubes transmitidas pela TV Globo em SP até agora na temporada, a média de audiência do futebol está em 24,5 pontos. No ano passado, fechou em 24,2. Todos os números usados neste levantamento foram fornecidos à imprensa pela própria emissora.

O mérito deste ano fica ainda maior quando lembramos que a emissora perdeu jogos importantes da Libertadores para o rival Fox Sports. A Globo SP não pode transmitir, por exemplo, os quatro jogos do Palmeiras no mata-mata da competição continental, tendo que exibir partidas do Flamengo em conjunto com a rede.

Ao mesmo tempo, a comparação com o ano passado precisa levar em conta que o Corinthians foi finalista da Copa do Brasil contra o Cruzeiro. Neste ano, nenhum time paulista chegou sequer à semifinal. Além disso, o time alvinegro até chegou a disputar a semi da Copa Sul-Americana nesta temporada, mas a competição foi exibida com exclusividade pelo serviço de streaming DAZN, que cedeu algumas poucas partidas para a RedeTV!.

Como conclusão, fica claro que a audiência da Globo SP poderia ter sido muito maior com as transmissões de jogos do Palmeiras contra Godoy Cruz e Grêmio na Libertadores, e também dos jogos decisivos do Corinthians na Copa Sul-Americana. Mas que, mesmo sem eles, o Paulistão e a boa média mantida por duelos sem paulistas no Ibope em São Paulo seguraram bem as pontas até aqui.

LEIA MAIS
– Brasileirão: Corinthians e Palmeiras lideram audiências do 1º turno na Globo SP 
– Flamengo deu 45% mais audiência que rivais para a Globo RJ no 1º turno do Brasileirão 
– Como era e quanto custava comprar uma camisa oficial dos grandes de SP nos anos 1980?

SIGA AS NOSSAS REDES SOCIAIS:

Twitter: https://twitter.com/allansimon91

Facebook: https://www.facebook.com/jornalista.allansimon/