Quanto custava o Peg & Fale Gol, celular oficial dos times paulistas em 2001?
24 de setembro de 2019A seção “Quanto Custava?” dá um tempo nas camisas dos anos 1980 para falar de uma ação de marketing que marcou o começo do século 21. Há 18 anos, surgia o Peg & Fale Gol, uma linha de celulares pré-pagos que a Telesp Celular lançou em conjunto com Corinthians, Palmeiras, São Paulo, Santos, Guarani, Ponte Preta e Portuguesa. No post de hoje, vamos relembrar os preços e também como ele funcionava.
O Peg & Fale Gol era uma edição temática de futebol de uma marca comercial de telefonia pré-paga que já existia desde alguns anos antes. A Telesp Celular é a atual Vivo. No portfólio da época, existia também o Baby. A grande diferença para o Peg & Fale “regular” é que a versão dos clubes vinha completamente personalizada. O celular, um Motorola V2260, ganhava uma capa frontal do clube desejado pelo cliente.
Mas a personalização com cores e escudo não era a única vantagem que o torcedor apaixonado poderia encontrar naquela nova marca. A Telesp Celular também concedia gratuitamente ao cliente um serviço de mensagens em torpedos SMS com as notícias do clube escolhido.
Tinha mais: recarregando quatro vezes com R$ 50 em um prazo de até seis meses após a ativação da linha, o usuário ganhava uma camisa oficial do time. E o Peg & Fale Gol também possuía horários bem típicos de descontos no minuto das chamadas: quartas-feiras das 20h às 0h, e sábados e domingos durante o dia todo enquanto rolassem o Campeonato Paulista e o Brasileirão.
O aparelho da Motorola também permitia acesso ao “WAAAP”, marca que a Telesp Celular colocava em seu serviço de internet WAP na telefonia móvel. Era possível mandar e receber e-mails, acessar algumas informações do trânsito, e navegar em sites adaptados para esse formato.
Também eram inclusas todas as demais ofertas que o Peg & Fale comum oferecia aos clientes da operadora, como caixa-postal e identificador de chamada. Apresentado o Peg & Fale Gol, vamos agora ao que interessa.
– Quanto custava comprar um Peg & Fale Gol do meu time do coração?
Encontramos um anúncio da Telesp Celular de abril de 2001 na revista Placar, e ainda consultamos o site da loja oficial da operadora, que ainda está disponível no Wayback Machine, portal que armazena páginas históricas da internet desde os anos 1990. O preço era de R$ 299.
Usando o IPCA (Índice Nacional de Preços ao Consumidor Amplo), inflação oficial medida pelo IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística), considerando abril de 2001 como mês inicial e agosto de 2019 como final na conversão, o valor atualizado daquele celular é de R$ 915,92.
– Quanto era preciso gastar para ganhar uma camisa oficial do meu time do coração?
Além dos 299 reais para comprar o celular personalizado, era preciso recarregar mais R$ 200 em um prazo de até seis meses após a ativação da linha. Embora no anúncio a Telesp Celular citasse quatro recargas de R$ 50, também era possível fazer em duas de R$ 100, ou uma de R$ 100 e duas de R$ 50.
O fato é que a brincadeira não sairia por menos de R$ 499. Ou seja, o torcedor precisava gastar ao todo R$ 1.528,58 para levar celular personalizado e a camisa. Mas, pelo menos, poderia usar um aparelho de telefonia móvel e consumir os serviços prestados pela Telesp Celular com os créditos colocados. Barato, como já dissemos, não era.
– Houve promoções posteriores para baratear o celular?
Sim, e um exemplo foi logo no mês de maio. Em anúncio publicado no jornal O Estado de S. Paulo, a Telesp Celular anunciava um desconto de 100 reais. Vendia por R$ 199. Na propaganda, estavam em destaque os aparelhos personalizados de Santos, Corinthians e Ponte Preta, mas a promoção valia para todos. É que esses três clubes eram semifinalistas do Paulistão naquela época.
O Timão eliminou o Peixe naquele histórico gol de Ricardinho nos acréscimos. Mas a Macaca caiu diante do Botafogo de Ribeirão Preto, que não tinha celular personalizado, mas avançou rumo à final, onde perderia o título para o time do Parque São Jorge.
Considerando o preço de R$ 199 e fazendo a comparação com o IPCA desde maio de 2001, o valor atualizado naquela promoção é de R$ 606,08.
Veja como eram algumas das propagandas do Peg & Fale Gol na televisão em 2001:
E o mais incrível é que a gente ainda achou, na pesquisa, uma página de busca do aparelho no Mercado Livre.
Vale lembrar que a iniciativa da Telesp Celular em 2001 nem era inédita. Só para ficar em um exemplo, a Telebahia Celular lançou em 1999 modelos personalizados para torcedores de Bahia e Vitória. Só não tinham tantas promoções relacionadas a futebol inclusas como seria dois anos mais tarde com os grandes paulistas.
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