O primeiro turno do Brasileirão 2019 terminou com uma média de audiência quase 3,5% maior na Globo SP graças ao duelo Corinthians x Palmeiras. Considerando os 19 jogos transmitidos pela emissora na região metropolitana de São Paulo, o canal registrou 23,8 pontos no Ibope. Normalmente esse valor é arredondado e considerado como 24 pontos. No ano passado, no mesmo período do campeonato, a Globo fez exatamente 23 pontos.

Para transmitir o clássico Corinthians x Palmeiras no primeiro turno, a Globo precisou fazer um esforço de mudança na tradicional grade de programação do domingo, antecipou o Domingão do Faustão, exibiu futebol no horário das 19h, tudo porque o time alvinegro não poderia jogar às 16h em função do intervalo regulamentar entre partidas profissionais. Deu certo. O jogo rendeu 36 pontos de audiência no Ibope, com 51% de participação no total de televisores ligados no horário.

No ano passado, a Globo abriu mão e deixou o primeiro duelo Corinthians x Palmeiras como exclusivo do Premiere, exibindo apenas o clássico realizado no Allianz Parque no segundo turno, quando a emissora aberta marcou 30 pontos no Ibope. No primeiro turno, em 2018, a maior audiência obtida pela emissora em São Paulo foi de 29 pontos com Flamengo 1 x 0 Corinthians no dia 3 de junho, às vésperas da Copa.

Se desconsiderássemos o jogo entre Corinthians e Palmeiras nas contas de 2019, a audiência média dos outros 18 jogos transmitidos pela Globo SP no Brasileirão seria de 23,1 pontos. Um crescimento praticamente irrisório em relação ao ano passado, que nem poderia ser considerado como tal em um cenário de arredondamento, mas que também poderia ser comemorado por dois motivos:

1 – A média de participação em televisores ligados do primeiro turno se manteria em 42%, contra 40% da primeira metade da temporada passada no Brasileirão.

2 – Em 2019, foram apenas dois jogos exibidos pela Globo SP nas noites de quarta-feira no Brasileirão até agora. No mesmo período do campeonato em 2018 já tinham sido cinco partidas, todas elas no top-10 da  emissora na primeira metade do campeonato.

Jogos noturnos no meio de semana tradicionalmente têm mais audiência. Nesta temporada, o clássico Santos x Corinthians marcou 29 pontos no Ibope em uma quarta-feira, mas o duelo Goiás x São Paulo fez apenas 22, não ficando nem entre as dez melhores audiências do primeiro turno.

Por isso, se o Campeonato Brasileiro de 2019 conseguiu os mesmos índices do ano passado na comparação sem considerar o clássico Corinthians x Palmeiras que deu 36 pontos, o mérito de obter isso com mais jogos aos domingos (e até tendo uma partida de sábado à tarde que marcou apenas 17 pontos, no duelo Palmeiras 1 x 0 Athletico Paranaense em junho) fica ainda maior.

Todos os números utilizados nesta reportagem foram fornecidos pela própria Rede Globo ao longo das rodadas do Brasileirão em 2018 e em 2019.

LEIA MAIS
– Brasileirão: SC foi o estado mais afetado por bloqueio de praça da TV paga no 1º turno 
– Globo fura exclusividade de mais três jogos da “elite” da TNT no Brasileirão

SIGA AS NOSSAS REDES SOCIAIS:

Twitter: https://twitter.com/allansimon91

Facebook: https://www.facebook.com/jornalista.allansimon/