A oitava rodada do Brasileirão 2019 chama a atenção pela quantidade de jogos com alterações feitas pela CBF na tabela. Por motivos diversos, que envolvem uso de estádios, calendários de outras competições, amistoso da seleção e pedidos da televisão, foram feitas dez mudanças nos jogos, cujas datas e horários originais tinham sido definidos antes do início da competição, em abril. Essas ocorrências prejudicam muito a vida dos torcedores que precisam viajar para acompanhar seus times do coração, em casa ou fora, e planejam passagens e hospedagens.

Apenas quatro jogos ainda não possuem qualquer alteração até agora. A questão é uma mesma partida chegou a ter três mudanças. Foi o caso de Santos x Atlético-MG. A programação original deste jogo era para o dia 8 de junho, um sábado, às 16h, na Vila Belmiro.

A data foi modificada para o domingo, dia 9, também às 16h, para respeitar o intervalo regulamentar entre as partidas da Copa do Brasil e do Brasileirão. É que Peixe e Galo se enfrentam no dia 6, quinta-feira, por uma vaga nas quartas de final do mata-mata nacional. Essa foi a alteração 1.

Algum tempo depois, a CBF agendou o amistoso Brasil x Honduras para as 16h do dia 9, tirando do caminho as partidas que fossem acontecer nesse mesmo dia e horário pelo Brasileirão. Com isso, o duelo Santos x Atlético-MG foi para as 19h. Alteração 2.

Para completar, o Santos pediu que a partida fosse jogada no Pacaembu, em vez da Vila Belmiro. Alteração 3. O mesmo jogo, em relação ao que foi originalmente divulgado antes do início da competição, conseguiu completar um combo de mudanças: data, horário e local.

A dança de mudanças na Copa do Brasil, com o jogo Flamengo x Corinthians passando do dia 4 para o dia 6, e depois fazendo o caminho de volta para a data original, provocou alterações também na oitava rodada do Brasileirão. Por causa da primeira alteração, com o Rubro-Negro jogando na quinta-feira (6), o clássico Fluminense x Flamengo passou de sábado (8) para domingo (9), sem local definido.

Nesse momento, havia um duelo Vasco x Internacional marcado para o dia 9 de junho às 11h. Para não haver dois jogos na mesma cidade naquele domingo, a CBF mudou esse confronto esse vascaínos e colorados para o dia 7, sexta-feira, às 20h30. Não houve mais mudanças nesse jogo, mesmo com a alteração original da Copa do Brasil tendo sido desfeita.

Mas Fluminense x Flamengo ainda precisavam de um local para o jogo. O Maracanã poderia estar cedido à Copa América, e, por isso, não estar disponível para o Brasileirão. Mas chegou-se a um acordo, e a segunda alteração feita no site da CBF confirmou o estádio como sede do clássico carioca.

O “vai-e-vem” do Flamengo x Corinthians da Copa do Brasil também afetou o jogo seguinte do Timão no Brasileiro. Inicialmente, a data de Cruzeiro x Corinthians foi mantida para o domingo, dia 9, mas o horário mudou. Passou das 11h para as 19h, de forma a dar mais espaço caso a equipe alvinegra tivesse jogado no fim da noite de quinta-feira (6).

A segunda alteração foi de local. Pelo mesmo acordo com a Copa América, a partida foi colocada no Mineirão. Mas, para isso, foi necessário também antecipar o confronto para o sábado, dia 8, também às 19h.

A Copa América, porém, inviabilizou o Grêmio de usar sua arena no mesmo dia 8. Por isso, o duelo Grêmio x Fortaleza foi alterado para o Estádio Centenário, em Caxias do Sul.

Por fim, o jogo entre Palmeiras e Athletico Paranaense teve uma mudança de horário por causa da televisão. Originalmente marcado para as 19h no dia 8 de junho, o Verdão não tinha contrato ainda com o Grupo Globo pelos direitos de transmissão do Brasileirão. A partida seria exibida apenas pela TNT.

Mas, após o acerto entre Palmeiras e Globo, a CBF alterou o duelo para as 16h30, colocando como motivo “ajuste na grade de programação de emissora”. Não citou qual, mas é praticamente certo que a TV Globo decidiu exibir o duelo. A emissora ainda não possui contrato com o Furacão pelos direitos de PPV, o que deixaria a partida “no escuro” em seu grupo se não fosse exibida na TV aberta (única mídia na qual o time paranaense assinou com a Globo).

Sem um jogo para transmitir no sinal aberto na oitava rodada, já que vai mostrar a seleção brasileira no domingo, o canal aberto deve mostrar esse jogo no Allianz Parque, já que 16h30 é o horário habitual nos últimos tempos quando a Globo decide transmitir partidas aos sábados. Além disso, permite que a emissora tenha a opção de abrir o sinal do jogo na internet, como fez nos duelos do Athletico Paranaense contra Fortaleza e Flamengo.

Os quatro jogos que (ainda) não tiveram nenhuma alteração na oitava rodada são:

Ceará x Bahia, dia 8, 16h, no Castelão

Avaí x São Paulo, dia 8, 21h, na Ressacada

CSA x Botafogo, dia 9, 19h, no Rei Pelé

Goiás x Chapecoense, dia 10, 20h, no Serra Dourada

Confira, no site da CBF, todas as alterações dos jogos:

Vasco x Internacional (1 alteração)

Fluminense x Flamengo (2 alterações)

Palmeiras x Athletico Paranaense (1 alteração)

Grêmio x Fortaleza (1 alteração)

Cruzeiro x Corinthians (2 alterações)

Santos x Atlético-MG (3 alterações)