CBF já fez 10 alterações em uma única rodada do Brasileirão no mês de junho

CBF já fez 10 alterações em uma única rodada do Brasileirão no mês de junho

27 de maio de 2019 0 Por Allan Simon

A oitava rodada do Brasileirão 2019 chama a atenção pela quantidade de jogos com alterações feitas pela CBF na tabela. Por motivos diversos, que envolvem uso de estádios, calendários de outras competições, amistoso da seleção e pedidos da televisão, foram feitas dez mudanças nos jogos, cujas datas e horários originais tinham sido definidos antes do início da competição, em abril. Essas ocorrências prejudicam muito a vida dos torcedores que precisam viajar para acompanhar seus times do coração, em casa ou fora, e planejam passagens e hospedagens.

Apenas quatro jogos ainda não possuem qualquer alteração até agora. A questão é uma mesma partida chegou a ter três mudanças. Foi o caso de Santos x Atlético-MG. A programação original deste jogo era para o dia 8 de junho, um sábado, às 16h, na Vila Belmiro.

A data foi modificada para o domingo, dia 9, também às 16h, para respeitar o intervalo regulamentar entre as partidas da Copa do Brasil e do Brasileirão. É que Peixe e Galo se enfrentam no dia 6, quinta-feira, por uma vaga nas quartas de final do mata-mata nacional. Essa foi a alteração 1.

Algum tempo depois, a CBF agendou o amistoso Brasil x Honduras para as 16h do dia 9, tirando do caminho as partidas que fossem acontecer nesse mesmo dia e horário pelo Brasileirão. Com isso, o duelo Santos x Atlético-MG foi para as 19h. Alteração 2.

Para completar, o Santos pediu que a partida fosse jogada no Pacaembu, em vez da Vila Belmiro. Alteração 3. O mesmo jogo, em relação ao que foi originalmente divulgado antes do início da competição, conseguiu completar um combo de mudanças: data, horário e local.

A dança de mudanças na Copa do Brasil, com o jogo Flamengo x Corinthians passando do dia 4 para o dia 6, e depois fazendo o caminho de volta para a data original, provocou alterações também na oitava rodada do Brasileirão. Por causa da primeira alteração, com o Rubro-Negro jogando na quinta-feira (6), o clássico Fluminense x Flamengo passou de sábado (8) para domingo (9), sem local definido.

Nesse momento, havia um duelo Vasco x Internacional marcado para o dia 9 de junho às 11h. Para não haver dois jogos na mesma cidade naquele domingo, a CBF mudou esse confronto esse vascaínos e colorados para o dia 7, sexta-feira, às 20h30. Não houve mais mudanças nesse jogo, mesmo com a alteração original da Copa do Brasil tendo sido desfeita.

Mas Fluminense x Flamengo ainda precisavam de um local para o jogo. O Maracanã poderia estar cedido à Copa América, e, por isso, não estar disponível para o Brasileirão. Mas chegou-se a um acordo, e a segunda alteração feita no site da CBF confirmou o estádio como sede do clássico carioca.

O “vai-e-vem” do Flamengo x Corinthians da Copa do Brasil também afetou o jogo seguinte do Timão no Brasileiro. Inicialmente, a data de Cruzeiro x Corinthians foi mantida para o domingo, dia 9, mas o horário mudou. Passou das 11h para as 19h, de forma a dar mais espaço caso a equipe alvinegra tivesse jogado no fim da noite de quinta-feira (6).

A segunda alteração foi de local. Pelo mesmo acordo com a Copa América, a partida foi colocada no Mineirão. Mas, para isso, foi necessário também antecipar o confronto para o sábado, dia 8, também às 19h.

A Copa América, porém, inviabilizou o Grêmio de usar sua arena no mesmo dia 8. Por isso, o duelo Grêmio x Fortaleza foi alterado para o Estádio Centenário, em Caxias do Sul.

Por fim, o jogo entre Palmeiras e Athletico Paranaense teve uma mudança de horário por causa da televisão. Originalmente marcado para as 19h no dia 8 de junho, o Verdão não tinha contrato ainda com o Grupo Globo pelos direitos de transmissão do Brasileirão. A partida seria exibida apenas pela TNT.

Mas, após o acerto entre Palmeiras e Globo, a CBF alterou o duelo para as 16h30, colocando como motivo “ajuste na grade de programação de emissora”. Não citou qual, mas é praticamente certo que a TV Globo decidiu exibir o duelo. A emissora ainda não possui contrato com o Furacão pelos direitos de PPV, o que deixaria a partida “no escuro” em seu grupo se não fosse exibida na TV aberta (única mídia na qual o time paranaense assinou com a Globo).

Sem um jogo para transmitir no sinal aberto na oitava rodada, já que vai mostrar a seleção brasileira no domingo, o canal aberto deve mostrar esse jogo no Allianz Parque, já que 16h30 é o horário habitual nos últimos tempos quando a Globo decide transmitir partidas aos sábados. Além disso, permite que a emissora tenha a opção de abrir o sinal do jogo na internet, como fez nos duelos do Athletico Paranaense contra Fortaleza e Flamengo.

Os quatro jogos que (ainda) não tiveram nenhuma alteração na oitava rodada são:

Ceará x Bahia, dia 8, 16h, no Castelão

Avaí x São Paulo, dia 8, 21h, na Ressacada

CSA x Botafogo, dia 9, 19h, no Rei Pelé

Goiás x Chapecoense, dia 10, 20h, no Serra Dourada

Confira, no site da CBF, todas as alterações dos jogos:

Vasco x Internacional (1 alteração)

Fluminense x Flamengo (2 alterações)

Palmeiras x Athletico Paranaense (1 alteração)

Grêmio x Fortaleza (1 alteração)

Cruzeiro x Corinthians (2 alterações)

Santos x Atlético-MG (3 alterações)