Globo garante primeira vez do Brasileirão 2019 com 100% dos jogos transmitidos no país inteiro

Globo garante primeira vez do Brasileirão 2019 com 100% dos jogos transmitidos no país inteiro

24 de maio de 2019 0 Por Allan Simon

A Globo conseguiu garantir pela primeira vez neste Brasileirão uma rodada com todos os jogos disponíveis no Brasil inteiro por alguma mídia de transmissão. Com o fechamento do acordo com o Palmeiras até 2024, resta apenas o problema do Athletico Paranaense, único time sem contrato de PPV (pay-per-view). Mas essa questão está contornada neste fim de semana.

O Grupo Globo anunciou que fará a transmissão de Flamengo x Athletico Paranaense para todo o Brasil pelo Globoesporte.com. Inicialmente, os estados de São Paulo, Rio Grande do Sul, Goiás e Bahia ficariam sem o jogo, pois não haverá exibição no Premiere. Com a decisão, o país inteiro terá acesso ao duelo de forma gratuita.

Apesar dessa prática não ser inédita (a Globo já havia liberado o sinal na web de Fortaleza 2 x 1 Athletico na segunda rodada), a emissora não tomou as mesmas decisões na primeira rodada, quando 16 estados ficaram sem o duelo entre Athletico e Vasco, nem no último fim de semana, quando Rio de Janeiro, Paraná, Espírito Santo, Goiás, Paraíba, Rio Grande do Norte, Piauí e Pernambuco não puderam ver o jogo do Athletico contra o Corinthians.

Segundo o Blog do Rodrigo Mattos, do UOL Esporte, a Globo tem em contrato a possibilidade de abrir jogos do Athletico Paranaense na internet. Para isso, a emissora precisa pagar R$ 1,2 milhão ao Furacão.

Quando exibiu pelo Globoesporte.com a partida do Athletico contra o Fortaleza, o expediente adotado pela emissora ampliou o acesso ao jogo em todo o país colocando a transmissão de graça na internet, mas não mudou em nada o alcance regional da partida, que já seria originalmente exibida pela TNT na TV paga para o Brasil inteiro, menos o Ceará, que veria o jogo pela TV Verdes Mares, afiliada local da Rede Globo.

Além disso, aquela rodada já tinha ficado marcada pelo duelo entre CSA e Palmeiras, primeiro jogo do Brasileirão sem transmissão alguma na era dos pontos corridos desde 2004. Fato que se repetiu no confronto entre Atlético-MG e Palmeiras, alguns dias depois.

Aliás, houve ainda um Athletico Paranaense x Bahia que foi mostrado para o Brasil inteiro, menos o estado… do Paraná. Como o Furacão é um dos times que exigiram da Turner o bloqueio de praça, a TNT não transmitiu esse duelo para os paranaenses. Sem Premiere, os torcedores rubro-negros ficaram sem o jogo de seu time, bloqueado inclusive no aplicativo EI Plus. O Grupo Globo não quis pagar os R$ 1,2 milhões para mostrar na internet. Neste caso, poderia haver um custo operacional maior que esse, já que a empresa não tinha transmissão programada do duelo.

Neste fim de semana, a Globo corria o risco de ficar sem Botafogo x Palmeiras, no sábado (25), e poderia deixar Flamengo x Athletico restrito aos estados para os quais haveria transmissão em TV aberta. As novidades anunciadas na última quinta-feira (23) resolveram esse problema por enquanto.

Veja quais jogos ficaram sem transmissão total ou parcial no Brasileirão até agora:

1ª Rodada:

Athletico Paranaense x Vasco: jogo sem transmissão para os estados de SP, RS, PR, GO, TO, MS, MT, BA, SE, AL, PE, CE, PA, RO, AC e RR.

2ª Rodada:

CSA x Palmeiras: jogo sem transmissão em todo o Brasil

3ª Rodada:

Chapecoense x Athletico Paranaense: jogo sem transmissão em todo o Brasil

4º Rodada:

Atlético-MG x Palmeiras: jogo sem transmissão em todo o Brasil

Athletico Paranaense x Bahia: jogo sem transmissão para o Paraná, já que a TNT e o EI Plus fecharam o sinal

5ª Rodada:

Athletico Paranaense x Corinthians: jogo sem transmissão para RJ, PR, ES, GO, PB, RN, PI e PE

Confira as transmissões do Brasileirão 2019 na 6ª Rodada: 

Sábado – 25/05

16h – Botafogo x Palmeiras – Premiere e Premiere Play

19h – Grêmio x Atlético-MG – Premiere e Premiere Play

Domingo – 26/05

16h – Santos x Internacional – TNT (para todo o Brasil*), TV Globo (SP e RS), EI Plus, Premiere e Premiere Play

16h – Flamengo x Athletico Paranaense – Globoesporte.com (para todo o Brasil), e TV Globo (SC, PR, MG, ES, TO, MS, MT, SE, AL, PE, PB, RN, CE, PI, MA, PA, AM, RO, AC, RR, AP, MG, RJ e DF).

19h – Cruzeiro x Chapecoense – SporTV (para todo o Brasil, menos MG), Premiere e Premiere Play

19h – Fortaleza x Vasco – Premiere e Premiere Play

19h – Corinthians x São Paulo – Premiere e Premiere Play

19h – Bahia x Flunminense – Premiere e Premiere Play

Segunda – 27/05

20h – CSA x Goiás – SporTV (para todo o Brasil, menos AL), Premiere e Premiere Play

20h – Avaí x Ceará – Premiere e Premiere Play

* As peças de divulgação da Turner até agora não divulgaram bloqueio de praça para esta partida em SP, estado que terá o jogo de qualquer maneira de forma gratuita pela TV Globo.