Paulistão: vídeo mostra evolução do ranking de campeões desde 1902

Paulistão: vídeo mostra evolução do ranking de campeões desde 1902

22 de janeiro de 2020 0 Por Allan Simon

O Paulistão começa hoje com quatro jogos mais uma edição de uma história que já dura quase 120 anos. Para relembrar toda essa trajetória, o Blog do Allan Simon preparou um vídeo especial com gráfico dinâmico que mostra a evolução do ranking de campeões desde 1902 até 2019.

No vídeo abaixo, é possível conhecer os campeões da era amadora e verificar como, pouco a pouco, foram se consolidando os atuais quatro clubes grandes do estado, principalmente a partir da era profissional. O Paulistão passou a ser organizado pela FPF (Federação Paulista de Futebol) na década de 1940.

Corinthians, Palmeiras, Santos e São Paulo fazem o G-4 do ranking desde os anos 1980, quando finalmente todos eles juntos conseguiram deixar para trás o Paulistano, que não existe mais como clube de futebol, mas ainda pode ostentar 11 títulos estaduais e o quinto lugar na lista até hoje.

Chamam a atenção também os momentos em que os grandes clubes viveram filas de títulos na competição. Entre 1954 e 1977, o Corinthians viu os rivais ganhando todos os troféus estaduais. Se antes estava na liderança com três campeonatos de vantagem para o Palmeiras, o time alviverde inverteu essa situação ao faturar o título de 1976.

Só que, a partir daí, foi o Verdão quem ficou anos sem conquistar o torneio, o que só aconteceria em 1993. O Corinthians retomou a ponta e abriu dois troféus de vantagem. O São Paulo também empatou com o Palmeiras nesse período.

Com a chegada da Parmalat, o time alviverde conquistou o Paulistão em 1993, 1994 e 1996, quando voltou a dividir a liderança do ranking com o Corinthians, ambos empatados em 21 títulos. O problema é que, de lá para cá, o Palmeiras só ganhou mais um título, o de 2008, enquanto o Timão faturou nove.

A vantagem do Corinthians atualmente é de oito troféus para Palmeiras e Santos. Sem ganhar há 15 anos, o São Paulo caiu para o quarto lugar, uma taça atrás dos dois rivais, e a nove de distância do líder. O Timão é o atual tricampeão paulista.

Gráficos dinâmicos

O Blog do Allan Simon lançou em janeiro um canal no YouTube para a criação de conteúdo multimídia e integrado com as reportagens publicadas neste espaço. O vídeo dos campeões do Paulistão é o terceiro de uma série com gráficos dinâmicos que tem ido ao ar neste mês.

O primeiro mostrou a evolução do total de jogos transmitidos pela TV aberta em São Paulo no Brasileirão desde 1987, ano do primeiro contrato coletivo de direitos de transmissão do Clube dos 13 com a Globo.

O segundo vídeo da série contabilizou todo o dinheiro com cotas de TV dos times que fundaram o Clube dos 13, mas recortando a partir de 2001, quando começou a valer uma diferença nos valores recebidos pelos times no Brasileirão. Veja abaixo o dinheiro acumulado nos últimos 19 anos por essas equipes:

LEIA MAIS
– Brasileirão Feminino 2020: veja os jogos com transmissão nas primeiras 5 rodadas

– Paulistão 2020: veja os jogos que serão transmitidos ao vivo pela Globo
Globo chegou a anunciar criação de canal chamado “ESPN Fox Sports” há 20 anos
– Brasileirão: Como o dinheiro da TV foi distribuído entre os fundadores do C13 desde 2001

CONHEÇA NOSSO NOVO CANAL NO YOUTUBE

SIGA AS NOSSAS REDES SOCIAIS:

Twitter:

https://twitter.com/allansimon91

Facebook:

https://www.facebook.com/jornalista.allansimon/