Santos x Palmeiras: quem leva a melhor quando o jogo passa na Globo em SP?

Santos x Palmeiras: quem leva a melhor quando o jogo passa na Globo em SP?

8 de outubro de 2019 0 Por Allan Simon

O jogo Santos x Palmeiras vai ser transmitido nesta quarta-feira (9) pela Globo para a região metropolitana de São Paulo pela 12ª vez valendo pelo Brasileirão desde que o campeonato passou a ter contrato fixo de direitos de transmissão, em 1987.

Esse é o clássico paulista menos exibido pela TV aberta em geral ao longo desses 32 anos (além dos 12 jogos na Globo, a Band exibiu um com exclusividade em 1991). Vale reforçar: aqui falamos APENAS de duelos válidos pelo Campeonato Brasileiro e exibidos pelo canal em sua emissora própria de SP, o tradicional “canal 5”. Ou seja, não entram na conta partidas exibidas na TV Tribuna de Santos, nem de qualquer outra emissora própria ou afiliada da Rede Globo.

Santos x Palmeiras na Globo SP: retrospecto geral

O Santos venceu cinco partidas, o Palmeiras ganhou quatro, e outras duas foram empates. O jogo que a Band mostrou sozinha em 1991, quando foi a única emissora detentora dos direitos de transmissão, também acabou empatado (1 a 1).

Portanto: Santos (5v, 4e, 4 d), Palmeiras (4v, 4e, 5d)

Santos x Palmeiras: jogos exibidos na Globo SP de 1987 a 2018

A Globo só foi exibir o clássico entre Santos e Palmeiras pela primeira vez para SP em 1998. Dez anos antes, a emissora transmitiu para boa parte do país um duelo com mando alviverde logo na abertura do Campeonato Brasileiro. Mas ali também estava sendo inaugurado, segundo relatou a Folha de S.Paulo do dia 3 de setembro de 1988, o esquema de transmissão de outro jogo simultâneo para a praça bloqueada.

Como não podia mostrar em São Paulo o jogo realizado na capital, a emissora teve que exibir Botafogo 1 x 1 Fluminense, um clássico que ficou mais famoso porque os times se recusaram a cobrar os pênaltis que a CBF exigia como força do regulamento naquele ano. Seria atribuído um ponto extra a quem ganhasse a disputa das penalidades, mas botafoguenses e tricolores abandonaram o campo. Depois de um acordo, os times cariocas voltaram a campo 32 dias depois para cobrar, enfim, os pênaltis da discórdia.

15/08/1998Santos 1 x 0 Palmeiras
27/08/2000Santos 2 x 3 Palmeiras
29/09/2002Santos 1 x 1 Palmeiras
23/05/2004Santos 0 x 4 Palmeiras
21/09/2005Santos 2 x 1 Palmeiras
03/09/2006Santos 5 x 1 Palmeiras
02/11/2008Santos 1 x 2 Palmeiras
04/10/2009Santos 1 x 3 Palmeiras
02/10/2010Santos 1 x 1 Palmeiras
09/10/2011Santos 1 x 0 Palmeiras
14/06/2017Santos 1 x 0 Palmeiras

Palmeiras x Santos: nunca transmitido em TV aberta no Brasileirão

“Palmeiras x Santos” é a única das 12 variações possíveis dos clássicos paulistas que nunca teve transmissão ao vivo em TV aberta desde o primeiro contrato do Brasileirão em 1987. Só foram exibidos jogos com mando santista, o que faz o retrospecto ficar mais aceitável para o Palmeiras. Afinal, é apenas uma vitória a menos em partidas fora de casa.

Vale lembrar que esse jogo foi também o primeiro clássico paulista fora do domínio do Grupo Globo no Brasileirão desde 1991. Aconteceu este ano, no primeiro turno, quando o time alviverde goleou por 4 a 0 com transmissão exclusiva da TNT, do Grupo Turner. Naquele momento não havia acordo ainda com a emissora carioca pelos direitos de TV aberta e PPV do Verdão.

Goleadas na TV aberta

Foram apenas duas, mas muito marcantes, ao longo destes anos todos. A primeira aconteceu em 23 de maio de 2004, quando o Verdão sapecou um 4 a 0 em plena Vila Belmiro no time do Santos que viria a ser campeão brasileiro naquele ano.

O troco santista veio pouco mais de dois anos depois. Aconteceu no dia 3 de setembro de 2006, um verdadeiro massacre nos 30 minutos finais também na Vila Belmiro. Com direito a dois gols de Wellington Paulista, o Santos venceu o Palmeiras por 5 a 1.

Tabu alviverde de dez anos

O Palmeiras não vence o Santos em um jogo do Brasileirão transmitido pela Globo desde o dia 4 de outubro de 2009, que completou dez anos na semana passada. Na ocasião, o embalado time alviverde liderava o campeonato e bateu o rival por 3 a 1.

“Apagão” na TV aberta nesta década

Desde a vitória do Palmeiras em 2009, porém, foram apenas três jogos transmitidos deste clássico pelo Brasileirão na Globo. Um empate em 1 a 1 no ano seguinte, 2010, e duas vitórias santistas por 1 a 0 separadas por quase seis anos (outubro de 2011 e junho de 2017).

Para efeito de comparação, considerando entre 2010 e 2018 (ou seja, excluindo o primeiro turno deste campeonato, ainda em andamento), foram dez jogos do clássico Palmeiras x Corinthians, oito de Santos x São Paulo, seis do Palmeiras contra o São Paulo, dez de Corinthians x São Paulo, e mais sete do Santos diante do Corinthians.

Sobre a pesquisa que embasou este texto

O levantamento foi realizado com base nas informações contidas em tabelas da CBF, consultas aos arquivos dos jornais Folha de S.Paulo e O Estado de S. Paulo, da revista Placar e do site Papo de Bola, às tabelas do UOL Esporte no final da década de 1990, tudo isso com confirmação de dúvidas que surgiram durante a apuração também por meio de vídeos das transmissões e chamadas disponíveis no YouTube, além de um reforço de checagem nos acervos dos jornais O Globo (RJ) e Correio do Povo (RS) para que não houvesse nenhuma data pendente de exibições em todo o país nas emissoras que tiveram os direitos de transmissão do Campeonato Brasileiro entre 1987 e 2018. Fazemos também um agradecimento ao jornalista Rafael Alaby, do Torcedores.com, que contribuiu com a pesquisa em algumas edições da era dos pontos corridos.

Não estão consideradas as exibições de jogos diferentes nas mesmas datas nas emissoras afiliadas da Globo no estado de São Paulo, pois são transmissões muito regionalizadas que recortam demais o público consumidor. Foram catalogadas 1354 exibições de partidas do Brasileirão nesse período nos canais Globo, Manchete, Record, Bandeirantes e SBT (em duas partidas no Brasileiro de 1987, num acordo com a CBF).

Só não foi possível determinar as transmissões de três jogos na Copa União de 1987, quando a Rede Globo fazia sorteios com 15 minutos de antecedência para definir quais partidas seriam exibidas aos domingos, e se uma partida foi ou não transmitida no dia 28 de março de 1992, quando o jogo previsto para exibição, Sport x São Paulo, foi adiado por causa de chuvas. Ou seja, foram para as contas finais os dados de 1350 partidas que tiveram sua transmissão confirmada pela pesquisa. Se, nos próximos tempos, forem confirmados os dados das quatro datas-exibições que ficaram faltando, faremos as atualizações dos rankings.

Podem haver eventuais e raras discrepâncias com a realidade em casos nos quais as emissoras anunciaram fechamento de sinal para São Paulo em jogos realizados na Capital, mas acabaram liberando a exibição em cima da hora em comum acordo com os clubes, prática vista algumas poucas vezes nos anos 1980 e 1990. No entanto, isso representa parcela mínima no total de datas e jogos apurados neste levantamento.

Este estudo não tem a intenção de comparar as audiências dos jogos do Brasileirão, pois lidamos com um período muito amplo, entre 1987 e 2018, com profundas mudanças no consumo e nos hábitos do povo brasileiro, como a entrada da TV por assinatura, pay-per-view, e a própria dificuldade de coleta de dados confiáveis de cada jogo individualmente nos últimos 32 anos.

É importante esclarecer que não foram considerados os jogos do Módulo Amarelo da Copa União de 1987 transmitidos pelo SBT, apenas os dois duelos finais entre Guarani e Sport que valeram o título de campeão brasileiro daquela temporada, de acordo com decisão da CBF e da Justiça brasileira. Da mesma maneira, foram excluídos do levantamento eventuais transmissões em TV aberta do Módulo Amarelo da Copa João Havelange de 2000, bem como dos jogos da Seletiva para a Libertadores, disputada em 1999 com os times eliminados do Brasileirão, mas não sendo parte oficial da competição.

Também vale lembrar que a conta considera número de jogos que tenham sido exibidos em TV aberta. Partidas que foram transmitidas por mais de um canal não contaram mais de uma vez no levantamento.

Os dados são de uma primeira fase das pesquisas, que poderão no futuro incluir jogos transmitidos pela TV aberta no Rio de Janeiro e também os que foram exibidos de forma regionalizada em algumas partes do Brasil.

LEIA MAIS
– Globo derruba TNT, mas amarga audiências ruins com os mesmos jogos em SP 
– Santos tinha quase 80% dos jogos exclusivos da Record no Brasileirão em SP 

SIGA AS NOSSAS REDES SOCIAIS:

Twitter: https://twitter.com/allansimon91

Facebook: https://www.facebook.com/jornalista.allansimon/