Final única rende maior audiência de futebol à Globo Minas desde 2019

Final única rende maior audiência de futebol à Globo Minas desde 2019

4 de abril de 2022 0 Por Allan Simon

A final única, grande novidade do Campeonato Mineiro de 2022, rendeu à Globo Minas a maior audiência com futebol desde 2019. De acordo com dados da Kantar Ibope Media divulgados pela emissora, a vitória do Atlético sobre o Cruzeiro por 3 a 1, no último sábado (2), marcou 38 pontos de média e 66% de participação sobre o total de televisores. O Galo se sagrou tricampeão estadual.

Ainda segundo a Globo, a emissora própria em Minas Gerais não via números tão altos desde a final da Copa América 2019, quando o jogo entre Brasil e Peru, que terminou com vitória brasileira também por 3 a 1 e título sul-americano para os comandados de Tite, fez 41 pontos de média, mas com 64% de share.

Em jogos válidos pelo Campeonato Mineiro, essa foi a maior audiência desde o dia 14 de abril de 2019, quando a final era disputada em dois jogos. O duelo de ida marcou 41 pontos e 67% de participação. No ano passado, por exemplo, o Galo foi campeão brasileiro em um jogo contra o Bahia que rendeu 35 pontos de média e 56% de share.

Conheça o Blog do Allan Simon no YouTube

Na edição de 2022, o Mineiro teve alterações na Globo. A emissora não teve os direitos de transmissão do Cruzeiro, mas como os contratos foram fechados após a mudança na legislação que entregou aos clubes mandantes o direito exclusivo de negociar seus jogos, a Raposa apareceu na tela do canal quando jogou na condição de visitante.

Além disso, a perda do Paulistão e do Cariocão nos últimos anos também afastou o horário tradicional da emissora. Os estaduais que ficaram, em emissoras próprias ou afiliadas, passaram a ocupar as tardes de sábado, sempre às 16h30.

No último sábado, a Globo também exibiu a final do Gauchão por meio da afiliada RBS TV. De acordo com dados da emissora, a conquista do pentacampeonato estadual do Grêmio contra o Ypiranga de Erechim rendeu 28 pontos de média e 58% de participação ao canal.

A ausência do Internacional impactou os números. Em 2019, por exemplo, uma disputa de título que foi até os pênaltis fez com que a emissora marcasse 52 pontos com 74,3% de share.

Pelo Campeonato Goiano, a TV Anhanguera marcou 16 pontos de média e 45% de participação com a transmissão do título conquistado pelo Atlético Goianiense diante do Goiás. Foi a maior audiência do campeonato desde o dia 10 de fevereiro de 2021, quando ainda valendo pelo Goianão 2020 (atrasado pela pandemia) o canal obteve 17 pontos com a vitória da Aparecidense sobre o Goiás nas quartas de final.

LEIA MAIS
Análise: Paulistão fez história nas transmissões, mas tem pontos a melhorar

Foto usada na reportagem: Pedro Souza/Atlético