Ícone do site Blog do Allan Simon

Corinthians x Palmeiras: quem leva a melhor no Brasileirão quando passa na Globo em SP?

Corinthians x Palmeiras

A quarta reportagem especial sobre o levantamento feito com os mais de 1,3 mil jogos exibidos pela TV aberta em São Paulo no Brasileirão desde 1987 entra no clima de Corinthians x Palmeiras, um duelo que fará história novamente no próximo domingo (04), quando a Globo vai mudar a grade de programação para exibir o clássico em um domingo às 19h. Horário que não é inédito, diga-se, mas que atualmente se tornou muito raro.

Como temos listados todos os jogos exibidos por Globo, Manchete, Band e Record desde 1987, foi possível fazer um recorte para mostrar quais clássicos foram transmitidos na TV aberta nesses 32 anos. Mas, também importante: quais não foram. O Blog do Allan Simon pesquisou e listou o motivo de cada um dos que não foram exibidos ao vivo para o público da região metropolitana de São Paulo ao longo dessas mais de três décadas no Brasileirão.

Primeiro, vamos aos números gerais. Entre 1987 e 2018, foram disputados 43 jogos entre Corinthians e Palmeiras válidos pelo Campeonato Brasileiro. Desse total, o Palmeiras venceu 16 vezes, contra 15 do Corinthians. Foram 12 empates. O Verdão marcou 59 gols, enquanto o Timão balançou as redes em 48 oportunidades.

Cenário 1: jogos com TV aberta. Pelo que nos acostumamos a ver nos últimos anos, a impressão é de que a maioria, ou pelo metade desses duelos, sempre tiveram transmissão da Globo. Mas houve um tempo em que esse clássico era raridade. O dérbi paulista chegou a ficar mais de 11 anos sem ser transmitido pela emissora no Brasileirão, entre 1995 e 2006. Tampouco houve exibições em Band e Record neste período.

Além disso, desde a assinatura do primeiro contrato coletivo de direitos de transmissão do Campeonato Brasileiro, em 1987, foram sete anos até a primeira transmissão de um jogo entre Corinthians e Palmeiras com sinal liberado para a região metropolitana de São Paulo, motivada pela final do Brasileirão de 1994, com dois jogos transmitidos. Ou seja, a Band não conseguiu aproveitar seus dois anos de exclusividade, 1990 e 1991, para transmitir esse clássico sozinha. Todos os confrontos mostrados na TV aberta no período do levantamento, portanto, tiveram exibição da Globo, exclusiva ou compartilhada com as parceiras.

Por isso, dos 43 duelos realizados entre os dois rivais entre 1987 e 2018, apenas 17 tiveram transmissão em TV aberta. Isso mesmo, pouco menos de 40% das vezes em que se enfrentaram, Palmeiras e Corinthians puderam ser vistos de graça na telinha pelo público da capital e cidades próximas. Na era dos pontos corridos, a Globo transmitiu 14 dérbis em 28 realizados. Ou seja, se você tinha a percepção recente de que metade das partidas era, sim, exibida na TV aberta, ela estava certa.

Voltando ao geral dos 17 jogos exibidos pela TV aberta, o Palmeiras venceu seis vezes, o Corinthians faturou cinco vitórias, e ainda houve seis empates. O Verdão marcou 22 gols, contra 19 do Timão. Destaque para o fato de, mesmo sendo um número pequeno de transmissões, nesses duelos estão contidas duas definições de títulos brasileiros. Em 1994, quando o Palmeiras venceu diretamente o Corinthians na decisão para ser campeão. E em 2011, quando um empate em 0 a 0 na última rodada em formato de pontos corridos serviu para dar o título ao time alvinegro.

Data Jogo
15/12/1994 Corinthians 1 x 3 Palmeiras
18/12/1994 Palmeiras 1 x 1 Corinthians
17/09/1995 Corinthians 0 x 2 Palmeiras
25/10/2006 Corinthians 1 x 0 Palmeiras
23/09/2007 Palmeiras 1 x 0 Corinthians
26/07/2009 Corinthians 0 x 3 Palmeiras
01/11/2009 Palmeiras 2 x 2 Corinthians
01/08/2010 Palmeiras 1 x 1 Corinthians
04/12/2011 Corinthians 0 x 0 Palmeiras
24/06/2012 Corinthians 2 x 1 Palmeiras
27/07/2014 Corinthians 2 x 0 Palmeiras
25/10/2014 Palmeiras 1 x 1 Corinthians
06/09/2015 Palmeiras 3 x 3 Corinthians
12/06/2016 Palmeiras 1 x 0 Corinthians
12/07/2017 Palmeiras 0 x 2 Corinthians
05/11/2017 Corinthians 3 x 2 Palmeiras
09/09/2018 Palmeiras 1 x 0 Corinthians

Lembra quando falamos no começo do texto que o horário do duelo deste domingo na Globo não é inédito? É porque em 1995, quando a emissora teve que pagar uma grana extra ao Clube dos 13 pelos direitos de exibir partidas neste dia da semana, a escolha foi por encaixar na grade de programação às 19h.

E houve um Corinthians 0 x 2 Palmeiras no Pacaembu exatamente em um domingo às 19h, transmitido pela Globo, no chamado “Clássico da Paz”, que trazia a ideia de torcidas juntas buscando combater a imagem deixada pelas tragédias vistas naquele e nos anos anteriores com brigas e mortes (o estádio tinha vivido um mês antes a batalha campal entre torcedores de Palmeiras e São Paulo na final da Supercopa São Paulo de Juniores, que deixou um morto). No campo, porém, os jogadores esqueceram disso e… brigaram.

Cenário 2: passando para o grupo da maioria, ou seja, os duelos entre Corinthians e Palmeiras que não tiveram transmissão na TV aberta em São Paulo, o Blog do Allan Simon viajou no tempo para encontrar os motivos de cada um deles não ter ido ao ar na capital. Se hoje a gente sabe que isso sempre acontece quando a Globo resolve colocar o clássico com exclusividade no Premiere, no passado as razões foram as mais diversas. Veja a lista completa abaixo:

* Como sempre pontuamos na explicação sobre este levantamento, alguns jogos podem ter sido exibidos “de surpresa” em cima da hora, mesmo tendo o fechamento de sinal anunciado previamente. Mas, nos casos em que não foi possível comprovar isso, o Blog do Allan Simon decidiu não considerar na conta.

Como pudemos observar, Palmeiras e Corinthians tiveram o mesmo número de vitórias, dez para cada lado, além de seis empates, nos 26 jogos que não tiveram transmissão em TV aberta para a região metropolitana de São Paulo nesses 32 anos. Teoricamente, pode-se dizer que o equilíbrio se mantém. Os mais supersticiosos podem ficar tranquilos, pois transmissão não altera muito o retrospecto do confronto.

No entanto, o curioso é que as raras goleadas dos dérbis em Brasileirão desde 1987 aconteceram todas sem exibição na Globo. O Palmeiras aplicou 4 a 1 em 1994, repetiu o placar em 1999, e goleou novamente, agora por 4 a 0, em 2004. O Corinthians conseguiu fazer 4 a 2 no rival em 2001. Todas essas só puderam ser vistas no estádio ou por algum serviço pago de televisão.

Sobre a pesquisa

Este levantamento foi realizado com base nas informações contidas em tabelas da CBF, consultas aos arquivos dos jornais Folha de S.Paulo e O Estado de S. Paulo, da revista Placar e do site Papo de Bola, às tabelas do UOL Esporte no final da década de 1990, tudo isso com confirmação de dúvidas que surgiram durante a apuração também por meio de vídeos das transmissões e chamadas disponíveis no YouTube, além de um reforço de checagem nos acervos dos jornais O Globo (RJ) e Correio do Povo (RS) para que não houvesse nenhuma data pendente de exibições em todo o país nas emissoras que tiveram os direitos de transmissão do Campeonato Brasileiro entre 1987 e 2018. Fazemos também um agradecimento ao jornalista Rafael Alaby, do Torcedores.com, que contribuiu com a pesquisa em algumas edições da era dos pontos corridos.

Não estão consideradas as exibições de jogos diferentes nas mesmas datas nas emissoras afiliadas da Globo no estado de São Paulo, pois são transmissões muito regionalizadas que recortam demais o público consumidor. Foram catalogadas 1354 exibições de partidas do Brasileirão nesse período nos canais Globo, Manchete, Record, Bandeirantes e SBT (em duas partidas no Brasileiro de 1987, num acordo com a CBF).

Só não foi possível determinar as transmissões de três jogos na Copa União de 1987, quando a Rede Globo fazia sorteios com 15 minutos de antecedência para definir quais partidas seriam exibidas aos domingos, e se uma partida foi ou não transmitida no dia 28 de março de 1992, quando o jogo previsto para exibição, Sport x São Paulo, foi adiado por causa de chuvas. Ou seja, foram para as contas finais os dados de 1350 partidas que tiveram sua transmissão confirmada pela pesquisa. Se, nos próximos tempos, forem confirmados os dados das quatro datas-exibições que ficaram faltando, faremos as atualizações dos rankings.

Podem haver eventuais e raras discrepâncias com a realidade em casos nos quais as emissoras anunciaram fechamento de sinal para São Paulo em jogos realizados na Capital, mas acabaram liberando a exibição em cima da hora em comum acordo com os clubes, prática vista algumas poucas vezes nos anos 1980 e 1990. No entanto, isso representa parcela mínima no total de datas e jogos apurados neste levantamento.

Este estudo não tem a intenção de comparar as audiências dos jogos do Brasileirão, pois lidamos com um período muito amplo, entre 1987 e 2018, com profundas mudanças no consumo e nos hábitos do povo brasileiro, como a entrada da TV por assinatura, pay-per-view, e a própria dificuldade de coleta de dados confiáveis de cada jogo individualmente nos últimos 32 anos.

É importante esclarecer que não foram considerados os jogos do Módulo Amarelo da Copa União de 1987 transmitidos pelo SBT, apenas os dois duelos finais entre Guarani e Sport que valeram o título de campeão brasileiro daquela temporada, de acordo com decisão da CBF e da Justiça brasileira. Da mesma maneira, foram excluídos do levantamento eventuais transmissões em TV aberta do Módulo Amarelo da Copa João Havelange de 2000, bem como dos jogos da Seletiva para a Libertadores, disputada em 1999 com os times eliminados do Brasileirão, mas não sendo parte oficial da competição.

Também vale lembrar que a conta considera número de jogos que tenham sido exibidos em TV aberta. Partidas que foram transmitidas por mais de um canal não contaram mais de uma vez no levantamento.

Os dados são de uma primeira fase das pesquisas, que poderão no futuro incluir jogos transmitidos pela TV aberta no Rio de Janeiro e também os que foram exibidos de forma regionalizada em algumas partes do Brasil.

LEIA MAIS
– Quanto custava o Guia da Copa do Mundo de 1994 da Placar?
– Quanto valia a renda da final da Copa Rio 1951 com Palmeiras campeão? 
– Quanto ganhava em média um jogador em cada time da Copa União 1987? 
– A tabela perdida da Série B 2003 em pontos corridos com Palmeiras e Botafogo

Sair da versão mobile