Ícone do site Blog do Allan Simon

Paulistão: vídeo mostra evolução do ranking de campeões desde 1902

Paulistão já foi organizado por várias entidades antes da criação da FPF em 1941

Paulistão já foi organizado por várias entidades antes da criação da FPF em 1941

O Paulistão começa hoje com quatro jogos mais uma edição de uma história que já dura quase 120 anos. Para relembrar toda essa trajetória, o Blog do Allan Simon preparou um vídeo especial com gráfico dinâmico que mostra a evolução do ranking de campeões desde 1902 até 2019.

No vídeo abaixo, é possível conhecer os campeões da era amadora e verificar como, pouco a pouco, foram se consolidando os atuais quatro clubes grandes do estado, principalmente a partir da era profissional. O Paulistão passou a ser organizado pela FPF (Federação Paulista de Futebol) na década de 1940.

Corinthians, Palmeiras, Santos e São Paulo fazem o G-4 do ranking desde os anos 1980, quando finalmente todos eles juntos conseguiram deixar para trás o Paulistano, que não existe mais como clube de futebol, mas ainda pode ostentar 11 títulos estaduais e o quinto lugar na lista até hoje.

Chamam a atenção também os momentos em que os grandes clubes viveram filas de títulos na competição. Entre 1954 e 1977, o Corinthians viu os rivais ganhando todos os troféus estaduais. Se antes estava na liderança com três campeonatos de vantagem para o Palmeiras, o time alviverde inverteu essa situação ao faturar o título de 1976.

Só que, a partir daí, foi o Verdão quem ficou anos sem conquistar o torneio, o que só aconteceria em 1993. O Corinthians retomou a ponta e abriu dois troféus de vantagem. O São Paulo também empatou com o Palmeiras nesse período.

Com a chegada da Parmalat, o time alviverde conquistou o Paulistão em 1993, 1994 e 1996, quando voltou a dividir a liderança do ranking com o Corinthians, ambos empatados em 21 títulos. O problema é que, de lá para cá, o Palmeiras só ganhou mais um título, o de 2008, enquanto o Timão faturou nove.

A vantagem do Corinthians atualmente é de oito troféus para Palmeiras e Santos. Sem ganhar há 15 anos, o São Paulo caiu para o quarto lugar, uma taça atrás dos dois rivais, e a nove de distância do líder. O Timão é o atual tricampeão paulista.

Gráficos dinâmicos

O Blog do Allan Simon lançou em janeiro um canal no YouTube para a criação de conteúdo multimídia e integrado com as reportagens publicadas neste espaço. O vídeo dos campeões do Paulistão é o terceiro de uma série com gráficos dinâmicos que tem ido ao ar neste mês.

O primeiro mostrou a evolução do total de jogos transmitidos pela TV aberta em São Paulo no Brasileirão desde 1987, ano do primeiro contrato coletivo de direitos de transmissão do Clube dos 13 com a Globo.

O segundo vídeo da série contabilizou todo o dinheiro com cotas de TV dos times que fundaram o Clube dos 13, mas recortando a partir de 2001, quando começou a valer uma diferença nos valores recebidos pelos times no Brasileirão. Veja abaixo o dinheiro acumulado nos últimos 19 anos por essas equipes:

LEIA MAIS
– Brasileirão Feminino 2020: veja os jogos com transmissão nas primeiras 5 rodadas

– Paulistão 2020: veja os jogos que serão transmitidos ao vivo pela Globo
Globo chegou a anunciar criação de canal chamado “ESPN Fox Sports” há 20 anos
– Brasileirão: Como o dinheiro da TV foi distribuído entre os fundadores do C13 desde 2001

CONHEÇA NOSSO NOVO CANAL NO YOUTUBE

SIGA AS NOSSAS REDES SOCIAIS:

Twitter:

https://twitter.com/allansimon91

Facebook:

https://www.facebook.com/jornalista.allansimon/

Sair da versão mobile