MP do Futebol: como ficaria o Brasileirão na TV com uma nova lei?

MP do Futebol: como ficaria o Brasileirão na TV com uma nova lei?

24 de junho de 2020 0 Por Allan Simon

A Medida Provisória 984/2020, chamada popularmente de “MP do Futebol”, trouxe uma mudança no entendimento do que é o direito de transmissão no futebol brasileiro. Pelo texto assinado e publicado no Diário Oficial da União pelo presidente Jair Bolsonaro (sem partido), passa a ser exclusivamente do clube mandante a determinação de quem exibe uma partida em qualquer mídia.

A MP do Futebol, porém, não deve provocar efeitos imediatos no Brasileirão 2020, que sequer tem data para começar. A validade de até quatro meses e a necessidade de votação no Congresso para virar lei, ainda mais em meio a uma pandemia, jogam contra as mudanças trazidas pela medida provisória.

Mesmo assim, o Blog do Allan Simon inaugura agora a série “Manual da Mídia Esportiva” com um vídeo mostrando como ficaria o Brasileirão 2020 se a MP virasse lei e a Justiça entendesse que os contratos assinados anteriormente podem ser atingidos por ela. Confira abaixo:

Vale lembrar que clubes sem contrato, como Coritiba, Red Bull Bragantino e Athletico Paranaense, independentemente da mídia, podem assinar acordos antes ou durante a próxima edição do Brasileirão, o que naturalmente mudaria as projeções feitas por este blog.

A série “Manual da Mídia Esportiva” tem como intenção esclarecer toda e qualquer dúvida do fã de futebol e esportes em geral sobre as questões de direitos de transmissão e assuntos relacionados às emissoras, empresas de comunicação envolvendo exibição de eventos. Participe deixando sua dúvida nos comentários!

CONHEÇA NOSSO NOVO CANAL NO YOUTUBE

LEIA MAIS
– Análise: Globo terá que incentivar liga de clubes se MP do Futebol virar lei
– SBT x Globo: a briga histórica que marcou o Paulistão 2003
– Análise: Fusão entre ESPN e Fox Sports é uma boa para o mercado?
– 50 anos do Tri: Como a Copa do Mundo de 1970 chegou aos brasileiros pela TV
– Palmeiras x Corinthians, 1993: Quanto custavam ingressos e prêmios dos clubes
–  Como eram os estádios de São Paulo há 62 anos por imagens de satélite  
– Quanto valiam os patrocínios dos clubes no Brasileirão 1994 em dinheiro de hoje? 
– Paulistão 2020: